Banif – Os depósitos estão em risco?

Escrito por Conselhos do Consultor

14.12.15

}
1 min de leitura

Se a resolução do Banif surgisse já em 2016, o Estado não teria como garantir os depósitos acima de 100 mil euros – devido à mudança nas regras europeias.

Desde 1992 que o regime geral que rege as instituições financeiras em Portugal admite perdas para depositantes com mais de 100 mil euros. Isto é, no caso de falência de um banco, o Fundo de Garantia de Depósitos – obrigatório na lei europeia mas de responsabilidade nacional – apenas garante até 100 mil euros. Durante a crise financeira, contudo, em Portugal e no resto da Europa isso nunca aconteceu, por receios em torno da estabilidade financeira global. Daí os resgates multimilionários que vários bancos portugueses e europeus tiveram nos últimos anos.

Foi, portanto, precisamente por causa desses resgates onerosos que desde 2012 começaram a desenhar-se novas regras que procuram minimizar o risco de novos resgates (bail out) à banca. Essas regras já começaram a ser introduzidas de forma faseada na legislação dos países mas só a 1 de janeiro de 2016 a Diretiva para a Recuperação e Resolução Bancária (BRRD, na sigla original) entra em vigor de forma plena em todos os países.
O Governo garantiu que está a acompanhar, “como lhe compete, a evolução destes processos, garantindo a confiança no sistema financeiro,a plena proteção dos depositantes, as condições de financiamento da economia e a melhor proteção dos contribuintes”. Mas, segundo as novas regras, esta garantia do Estado só pode valer, caso o Banif seja alvo de uma resolução, se essa resolução ocorrer ainda este ano. Se uma resolução surgisse já em 2016, o Estado não teria como garantir os depósitos acima de 100 mil euros – devido à mudança nas regras europeias.
Fonte: Observador.pt

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

2 Comentários

  1. 2idiot faz de nós 2 zé

    copiar o observador?… Coisa feia!

    Responder
    • CFinanceiro

      “Fonte: Observador.pt”

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fundo de Garantia de Depósitos - Como funciona? - Conselhos do Consultor - Conselhos Financeiros, Créditos, Seguros,... - […] Relacionada: Banif – Os depósitos estão em risco? […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *