Livro de reclamações – Sabe preencher?

Escrito por Conselhos do Consultor

05.01.16

}
2 min de leitura

Como preencher o livro de reclamações!

Os portugueses estão a reclamar mais. Em 2014 foram apresentadas 250.356 queixas no livro de reclamações, mais 12,6% do que em 2013. A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), a ERS (Entidade Reguladora da Saúde), a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e o Banco de Portugal foram responsáveis por 90% de todas as reclamações recebidas.
Preenchimento, como fazer?

  •  As folhas de reclamação são disponibilizadas em triplicado. E desta forma, o original da folha destina-se a ser remetido à entidade competente no prazo de 10 dias úteis, duplicado deve ficar na posse do reclamante e o triplicado deve permanecer no livro, onde foi efectuada e reclamação.
  •  A reclamação em si é iniciada através do correcto preenchimento da folha de reclamação, que é composta por vários campos de preenchimento obrigatório.
  • Antes de preencher o formulário, leia com atenção a folha de instruções do livro de reclamações, para fazer um correcto preenchimento da mesma. Ao escrever a sua reclamação, utilize caneta esferográfica e escreva com letra maiúscula.
  • Preencha correctamente todos os campos da folha. Lembre-se que a reclamação vai ser analisada pela entidade competente.
  • Seja objectivo e conciso, e não exceda o campo de texto destinado à descrição dos factos.

Relacionado: Livro de Elogios – Sabia que existia um livro para elogiar?
Como acompanhar o tratamento dado à sua reclamação
Ao apresentar uma reclamação através do livro tem a possibilidade de consultar o estado em que a mesma se encontra através da RTIC — Rede Telemática de Informação Comum
(http://rtic.consumidor.pt), cuja gestão é da responsabilidade da Direção-Geral do Consumidor.

Livro de Reclamações em Formato Eletrónico

O livro de reclamações eletrónico dirige-se aos consumidores e utentes, portugueses e estrangeiros, havendo uma versão em inglês na plataforma www.livroreclamacoes.pt .
Para alem de reclamações também pode, elogiar e/ou fazer sugestões, no livro de reclamações!
Para ficar a saber mais sobre o Livro de Reclamações e as regras a verificar na sua utilização consulte aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Livro de Elogios - Sabia que existia um livro para elogiar? - […] existir um Livro para reclamar, e não existir também um Livro para […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *