Dicas para elaborar um orçamento familiar

Escrito por Conselhos do Consultor

12.11.18

}
2 min de leitura

Controlar as despesas familiares para que estas não excedam o rendimento disponível, deixou de ser um jogo impossível de ganhar. Muito pelo contrário! Basta apenas um trunfo na manga para que o jogo vire a nosso favor. Esse trunfo é chamado de orçamento familiar.
O orçamento familiar é uma espécie de documento onde se prevêem todas as receitas e despesas de uma família durante um determinado período de tempo. É uma ferramenta essencial para gerir as finanças da família, uma vez que, através dele, é possível controlar as receitas e as despesas, sejam estas fixas ou variáveis, permitindo também avaliar quais as despesas com maior margem para descer. Contudo, ele só é eficaz se for bem elaborado e nós ajudamo-lo a construir um.
Leia também: Já pode consultar as suas responsabilidades em créditos no site do Banco de Portugal
Comece por fazer um levantamento das suas despesas. Tenha em consideração as despesas fixas como as prestações da casa, do carro, das escolas dos filhos e as despesas variáveis, como a alimentação, transportes, telecomunicações, lazer, entre outras.
Depois de listadas as despesas, segue-se o levantamento das receitas e mais uma vez, devem ser tidas em conta tantos os rendimentos fixos, como o salário, rendas de imóveis, etc, como os rendimento variáveis que poderão ser obtidos com trabalhos extra, horas extra ou vendas de ativos.
Após este levantamento prévio, deverão ser estabelecidos objetivos de poupança, uma vez que estes o ajudarão a manter-se fiel ao seu orçamento. E para conseguir atingir estes objetivos, a família deverá analisar todos os seus gastos e refletir ponderadamente se estes são ou não necessários e quais as parcelas que são possíveis cortar ou diminuir.
Deste modo, ao cortar com os gastos supérfluos, será possível fazer face a despesas inesperadas, sem que tal prejudique as restantes contas.
Como vê, gerir um orçamento familiar não é um quebra cabeças. É apenas um jogo de equilíbrio e de decisões com peso e medida!
Poupar: Se tem ou pretende adquirir um crédito habitação, beneficie da nossa parceria com especialistas em crédito habitação, GRÁTIS!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Novas regras de restrição ao crédito à habitação - Conselhos do Consultor - As suas Finanças Pessoais - […] Leia Também: Dicas para elaborar um orçamento familiar […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *