Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal

Escrito por Conselhos do Consultor

22.03.20

}
2 min de leitura

Saiba como consultar e interpretar o seu mapa de responsabilidades de crédito

Obter o mapa de responsabilidades de crédito agora é bastante fácil e rápido! Com apenas os seus dados de acesso ao portal das finanças (NIF e respectiva password), pode consultar os seu mapa de responsabilidades de crédito. 
Para obter o seu Mapa de Responsabilidades deve aceder ao site do Banco de Portugal e escolher a opção “particulares” no canto superior direito. Depois deverá aceder à “Base de Dados de Contas”.

Nessa área irá encontrar o procedimento que deve seguir:

  1. Ler atentamente as condições de acesso à Base de Dados de Contas e, se concordar, aceitar as condições;
  2. Após aceitar as condições, clicar em “obter mapa”;
  3. Autenticar-se utilizando as credenciais de acesso ao Portal das Finanças ou o Cartão do Cidadão;
  4. Abrir e guardar o ficheiro em formato PDF com o Mapa de Contas;
  5. Por último, e não menos importante, fechar a sessão segura e, para sua segurança, apagar o ficheiro PDF com o mapa de contas guardado na pasta de ficheiros temporários da internet.

Com esta ferramenta que lhe permite consultar o mapa de responsabilidades de crédito consegue verificar quer créditos realizados, quer os potenciais (e.g., plafonds de Cartão de Crédito). Consegue verificar os créditos em que é devedor, avalista ou fiador.
No mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal consegue verificar os créditos em dia mas também créditos em atraso. No caso de ter créditos em atraso, pode verificar o valor total em atraso e a data em que falhou o primeiro pagamento.
Os créditos são comunicados por cada instituição ao Banco de Portugal. No mapa de responsabilidades de crédito, os créditos vão estar divididos por instituição e referencia.

Leia Também: 6 Dicas para Melhorar as suas Finanças

Se encontrar algum dado incorrecto, deve de imediato contactar a instituição onde tem o crédito em causa, para que seja feita a devida correção.
Consegue também verificara data em que se iniciou o produto financeiro e a data prevista que termine. Pode verificar também se é o único devedor do produto ou se existem mais pessoas associadas a esse crédito.

Leia Também: Crédito à Habitação – MTIC, apenas mais uma sigla?

Se é empresário, a informação acima mencionada também está disponível gratuitamente para a sua empresa, bastando introduzir o respectivo NIF e password do portal das finanças.

Um serviço excelente disponibilizado pelo Banco de Portugal! Fácil, rápido e gratuito.

Leia Também: 6 dicas para conseguir o melhor crédito habitação

O Banco de Portugal criou um tutorial para nos ajudar. Saiba como consultar interpretar o seu mapa de responsabilidades de crédito.

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

4 Comentários

  1. lucas sampaio

    qual obanco,que empresta dinheiro para obras regime deficiente,sem seguro.ex 25000 euros,numa casa de valor 3500000.

    Responder
    • CFinanceiro

      Olá Lucas,
      Sem seguro Vida?
      Obrigado

      Responder
  2. Cristy Ane Silva

    Boa tarde.
    Gostaria de saber quanto tempo demora para atualizar os dados no banco de portugal?
    Obrigada

    Responder
    • CFinanceiro

      Normalmente 2 meses, Cristy.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Erros que quem está endividado deve evitar! - [...] alternativa: A única forma de “limpar o nome do BdP” é por meio da renegociação da dívida com o…
  2. O que significa ter o nome no Banco de Portugal? - […] Qualquer pessoa ou empresa pode, através do site da internet do Banco de Portugal obter o seu mapa…, o qual…
  3. Dicas para elaborar um orçamento familiar - Conselhos do Consultor - […] Leia também: Já pode consultar as suas responsabilidades em créditos no site do Banco de Portugal […]
  4. 6 dicas para conseguir o melhor crédito habitação -Conselhos do consultor - […]  O termo cadastro é normalmente utilizado na via judicial, mas se é cliente bancário há muitos anos, para pedir…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *