7 Despesas que prejudicam as suas finanças

Escrito por Conselhos do Consultor

27.05.20

}
7 min de leitura
despesas finanças

Conheça uma lista de 7 despesas que prejudicam as suas finanças e saiba como pode evitar uma situação financeira complicada.

Está em dúvida se deve criar uma poupança mensal? A nossa lista das principais despesas imprevistas que podem prejudicar as suas finanças de um momento para o outro vai ajudá-lo tomar essa decisão.
 

1. Compras de Supermercado

É inevitável que as faça e, dependendo do número de pessoas do seu agregado familiar, a despesa semanal pode ser bastante elevada.
Apesar de já contemplar este gasto, por vezes pode ser bem superior ao que está habituado a pagar. Certamente que já passou pela experiência de ir às compras e achar tudo muito caro ou quando viu o talão de pagamento ficar surpreendido.
Esta situação não é assim tão rara. Tenha ainda especial cuidado com as promoções. Por vezes isso leva a que tenha gastos com bens desnecessários para aquele mês ou semana.
Leia também: 6 Dicas de Poupança para as suas Compras em Supermercados
 

2.  Automóveis

Ter um automóvel é sem dúvida um sinal de praticidade para muitos portugueses, principalmente porque Portugal, ao contrário de outros países, ainda não tem uma rede de transportes públicos que se estenda a locais mais descentralizados com vários horários.
Entre seguro, pagamento de impostos, combustível, revisão ou gastos no mecânico, são várias as despesas que um carro lhe pode trazer. E, se tiver mais do que um carro, essas despesas são a dobrar ou triplicar.
As despesas como o seguro, revisão, impostos ou o combustível, são gastos que já devem estar contemplados no seu orçamento. Porém, no caso do combustível, pode haver oscilações consoante o preço e as viagens que realize.
As despesas com o mecânico são necessárias contudo, de um momento para o outro, pode ter uma surpresa desagradável com alguma avaria. Importa também não esquecer os gastos com portagens, SCUTS e ainda algumas eventuais multas.
Para além de ser importante estimar o seu automóvel e manter uma condução segura, ter um seguro automóvel contra todos os riscos pode ser uma boa solução para o ajudar a suportar eventuais despesas imprevistas.
Leia também: Minuta para pedir redução do Seguro Automóvel – Covid-19
 

3. Saúde

A saúde entra nesta lista como a despesa mais importante que deve ter em atenção. E não é pelo facto de gastar menos ou mais, mas sim pela necessidade de se preocupar em garantir todos os cuidados que necessita ou que pode vir a necessitar.
Ainda que seja uma pessoa saudável e não tenha gastos exagerados com medicação ou tratamentos, deve sempre estar preparado para qualquer problema que possa surgir e, muito importante, realizar as suas consultas e exames de rotina.
Um seguro de saúde é sempre uma boa opção que deve considerar. No caso de ter despesas inesperadas, será uma mais-valia para assegurar que consegue suportar todos os gastos. Além disso, ajuda-o a pagar algumas consultas mais recorrentes, como o caso dos dentistas.
Existem várias ofertas no mercado. Tenha o cuidado de analisar bem antes de escolher e não se esqueça de que uma grande maioria impõe um período de carência, impossibilitando de usufruir do seguro logo após a adesão.
Leia também: Melhor Seguro de Saúde – Modalidades de Pagamento
 

4. Habitação

Se reside numa casa por meio de arrendamento ou fez um empréstimo para a comprar, já sabe que no final do mês terá que suportar esse gasto. Adicionalmente a isso, ainda tem todas as contas como água, luz, telecomunicações, etc.
Todos estes gastos, com algumas oscilações nas contas, já são contemplados no seu orçamento mensal. Acontece que, com alguma frequência, surgem despesas imprevistas como avarias de eletrométricos, mobília danificada, infiltrações, problemas no circuito elétrico, humidade, etc. A lista é infindável, principalmente dependendo do local onde mora e das condições da sua casa.
Se sabe que vai precisar de realizar obras no ano seguinte ou que precisa de eletrodomésticos novos, por exemplo, comece a poupar algum dinheiro atempadamente e vá pesquisando as melhores opções.
Leia também: O que tem que saber antes de pedir um Crédito Habitação
 

5. Família e Educação

Dependendo do seu agregado familiar, esta despesa pode ou não ser avultada.
Se tem um ou mais filhos, deve planear anualmente os custos que terá ao nível de educação. Entre livros, propinas, alimentação, viagens em transportes públicos ou atividades extracurriculares, os gastos podem ser muito elevados.
A somar a isto, ainda pode ter imprevistos como a necessidade de comprar algum material educativo extra, como livros ou artigos de papelaria, e ainda computadores, calculadoras, etc. Esta está a ser a realidade de muitas famílias em 2020. Por causa do Covid-19 e a implementação das aulas à distância, surgiu a necessidade imediata de investirem em computadores, câmaras e impressoras. Um investimento para o qual as famílias não estavam preparadas.
Não se esqueça ainda de eventuais despesas imprevistas com roupa, equipamento desportivo ou mesmo de saúde que também prejudicam a suas finanças.
Leia também: Livros escolares gratuitos – Registo na Plataforma
 

6. Animais de Estimação

Quando optou por adotar ou comprar um animal de estimação, deve ter considerado que isso lhe traria alguns custos como a alimentação ou as consultas no veterinário.
Acontece que, tal como os humanos, os animais de estimação também podem trazer-lhe despesas inesperadas de saúde que prejudicam as suas finanças. Deve ser responsável e garantir que as consegue suportar, afinal um animal de estimação é também um membro da família que precisa de ser cuidado.
Leia também: Dicas para poupar com Animais de Estimação
 

7. Outras Despesas

A somar a todas as despesas mencionadas, temos ainda as viagens, férias, as idas aos restaurantes, roupa e calçado e até os eventos não planeados como casamentos, batizados ou festas de aniversário. Muitos destes gastos não são esperados.
Por exemplo, quando decide ir de férias, toma essa decisão sabendo que tem condições financeiras para isso mas muitas vezes acaba por gastar mais do que o valor que calculou inicialmente.

Agora que já o alertamos para as principais despesas que prejudicam as suas finanças, já sabe como pode prevenir e começar a poupar?

Como vimos, é possível tentar suportar algumas despesas imprevistas recorrendo a alguns seguros, como o seguro automóvel contra todos os riscos ou o seguro de saúde.
Para além disso, o segredo também está em poupar e criar um fundo de emergência. Opte por criar uma conta poupança ou retirar um valor mensal para colocar num depósito a prazo. Desta forma irá garantir que as suas finanças não sofram inesperadamente.
É ainda aconselhável que avalia primeiro o orçamento mensal da sua família para decidir a margem que terá para a sua poupança ou qualquer gasto extra que queira fazer. Pode fazê-lo através do Simulador de Orçamento Familiar, uma ferramenta totalmente gratuita.
Não se esqueça também de ser um consumidor informado. No site da Deco encontra muitos comparativos de preços e conselhos que o vão ajudar a fazer boas escolhas caso surjam despesas imprevistas 😉
 
Veja também: Dicas de Poupança

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *