Como Cancelar um Débito Direto – 3 Opções

Escrito por Conselhos do Consultor

20.11.20

}
3 min de leitura

Autorizou um Débito Direto mas agora quer cancelar e não sabe como o deve fazer? Conheça 3 opções!

São vários os portugueses que pagam pelo menos uma das despesas mensais através de Débitos Diretos. É uma opção muito cómoda para aquelas despesas fixas como energia, gás, telecomunicações e até a mensalidade do ginásio.
Contudo, é normal que em determinada altura queira cancelar o débito direto por várias razões: insatisfação com o serviço, erros na retirada do valor mensal e até autorizações de débitos que não concedeu. Por isso, para o ajudar, reunimos 3 opções muito simples para conseguir cancelar o débito quando precisar:

Online

Esta é sem dúvida a opção mais cómoda, especialmente para quem já utiliza o serviço de homebanking. Para isso, basta um acesso à internet e consegue cancelar o débito direto em apenas alguns minutos. Os passos que lhe indicamos a seguir podem variar de banco para banco mas, regra geral, o processo é idêntico:

  1. Entre na área de cliente do seu homebanking;
  2. Selecione a opção “Pagamentos e Transferências” (ou algo idêntico);
  3. Procure pela opção de “Débitos Diretos” e selecione;
  4. Identifique então o Débito Direto que quer cancelar ou inativar;
  5. Conclua a operação (provavelmente terá que colocar novamente o código de acesso para a validação de segurança).

Quando aceder à lista de Débitos Diretos, aproveite para verificar todos os débitos diretos ativos e inativos. Assim, verifica se está tudo correto.

No Multibanco

Para quem está habituado a recorrer a uma Caixa de Multibando ou não tem tanto “à vontade” com o homebanking, então o Multibanco é a melhor opção. É igualmente rápido, tem apenas de se descolocar a uma Caixa de Multibanco. Siga estes passos:

  1. Aceda à sua conta na Caixa de Multibanco;
  2. No menu lateral direito, selecione a opção “Débitos Diretos”;
  3. Identifique então o Débito Direto que quer cancelar e selecione a opção “cancelamento de autorização”;
  4. Confirme a operação e aguarde pela emissão do talão que prova a data em que o débito direto foi cancelado.

Presencialmente no Balcão do Banco

Por último, caso prefira pode cancelar o débito direto presencialmente. É perfeitamente normal que se sinta mais confortável com esta opção pois terá sempre alguém para o ajudar, especialmente se não tiver muita experiência com as opções anteriores.
Para fazê-lo, só tem que se dirigir ao balcão do seu banco e indicar que quer cancelar um débito direto. Aproveite para esclarecer qualquer dúvida que tenha para que, no futuro, seja mais fácil para si realizar esta operação sozinho.

Cancelar um Débito Direto – Já sabe como o pode fazer?

Agora que já sabe como pode cancelar um Débito Direto, escolha a opção que lhe for mais conveniente e não se esqueça de algo muito importante: deve comunicar à entidade credora que o fez. Ou seja, deve informar o prestador de serviços, ao qual autorizou o débito direto, que quer cancelar a operação e assim evitar ficar em incumprimento com os pagamentos.

Não se esqueça também de ir controlando a sua conta bancária e os débitos diretos para perceber se está tudo em conformidade. Consulte o nosso artigo aqui para conhecer alguns cuidados que deve ter e como deverá agir caso se depare com algum problema.

_
Leia também: 3 Razões para Escolher o Cartão de Débito (e não de Crédito)

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *