Seguro e Plano de Saúde – Qual é a diferença?

Escrito por Conselhos do Consultor

09.12.20

}
4 min de leitura

Perceba quais são as diferenças entre um seguro e um plano de saúde e descubra qual o mais indicado para si.

Garantir um acesso rápido e simplificado a diferentes cuidados de saúde – esta é razão que leva a que, cada vez mais, exista uma maior adesão aos seguros ou planos de saúde. A escolha entre um e outro está habitualmente relacionada com o custo, o que não deixa de ser um motivo mais do que válido. Contudo, existem outros critérios que os diferenciam e que deve ter em conta antes de decidir.

Seguro de Saúde

Num seguro de saúde há um contrato entre a seguradora e o segurado que estabelece algumas das seguintes regras:

  • O segurado paga um prémio e uma parte do valor de cada consulta, exame ou tratamento aos prestadores de saúde dentro da rede;
  • A seguradora paga o restante valor diretamente aos prestadores de saúde da rede (hospitais, clínicas, etc);
  • Se existirem atos médicos fora da rede de prestadores, o segurado pode ter direito a um reembolso de parte das despesas (esse reembolso varia de seguradora para seguradora);
  • Há um plafond estipulado para as despesas.

Outras das especificidades dos seguros de saúde são a existência de um período de carência, o aumento do prémio anual com a idade, limite de idade para a contratualização e as exclusões por doença já existente.

Quando é que um Seguro de Saúde pode ser a melhor opção?

Um seguro de saúde é ideal para quem procura um serviço mais abrangente. Ou seja, um maior número de prestadores de cuidados de saúde e de coberturas, como por exemplo: hospitalização, ambulatório, parto, tratamentos, segunda opinião médica, entre outras. Aliás, a oferta no mercado é cada mais maior ao nível de coberturas. Contudo, é importante ter em mente que isso dependerá do que acordar com a seguradora.
_
Leia também: 6 Mitos sobre Seguros de Saúde

Plano de Saúde

Um plano de saúde (ou cartão de saúde) permite o acesso a uma rede de prestadores de cuidados de saúde que cobram um preço convencionado (com desconto), pago pelo portador do cartão. Não existem por isso exclusões, seja de limites de idade ou de plafonds, porque é o próprio consumidor que assume a despesa.
Contudo, a rede de prestadores é normalmente mais limitada e os descontos não incluem, por exemplo, hospitalização ou parto. Para além disso, não há reembolso de despesas médicas fora da rede de prestadores.
Ao contrário do seguro de saúde, a maioria dos planos de saúde não têm período de carência e, como já vimos, podem ser subscritos em qualquer idade, não havendo exclusões.

Quando é que um Plano de Saúde pode ser a melhor opção?

Este tipo de planos é especialmente útil para os consumidores que já não conseguem aderir ao seguro de saúde por causa da idade ou, por exemplo, não têm dinheiro para pagar o prémio do seguro.
_
Leia também: Taxas Moderadoras – Descubra se está isento

Seguro ou Plano de Saúde – Qual o melhor para o seu caso?

Tudo depende do seu objetivo. Como já vimos, há determinadas situações que o plano de saúde pode mesmo ser a única opção. Mas excluindo essas situações, deve ponderar a sua decisão com base na sua situação pessoal e familiar e até da frequência com que recorre aos cuidados médicos. Preocupa-se com as consultas de rotina de diferentes especialidades e costuma gastar muito dinheiro? Fica mais descansado em fazer exames regularmente? Já tem filhos ou então prevê ter? O seu orçamento familiar permite mais uma despesa fixa?
Este tipo de questões vão ajudá-lo a decidir qual a melhor opção para si ou para a sua família. Contudo, não se esqueça que pode sempre pedir ajuda especializada. O nosso conselho é que preencha este formulário ✍ para obter uma simulação gratuita do melhor seguro para si. 
_
Leia também: 7 Dicas a ter em conta antes de escolher um Seguro de Saúde

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *