6 Dicas para alcançar o Sucesso Profissional em 2021

Escrito por Conselhos do Consultor

03.01.21

}
6 min de leitura

Aproveite a chegada do ano novo para repensar nas suas escolhas profissionais e investir na sua carreira. Conheça as nossas dicas que o vão ajudar a alcançar o sucesso profissional em 2021.

Para alcançar o tão almejado sucesso profissional, não basta trabalhar muito e bem. Claro que o conceito de “sucesso profissional” varia de pessoa para pessoa. Contudo, existe um conjunto de aspetos transversais a qualquer pessoa que pretenda investir na sua carreira.
A pensar nisso, reunimos algumas dicas baseadas na lista de resoluções para 2021 do portal SimpliLearn que o vão ajudar nesse objetivo:

1.Invista no conhecimento e aprendizagem

Conhecimento nunca é demais. Por isso, se quer continuar a evoluir e alcançar o sucesso profissional, não deve parar de aprender.
Para isso, não tem que necessariamente investir muito dinheiro em cursos. Pode ler e investigar sobre diferentes temas online ou através de livros, por exemplo. Tem também a possibilidade de aprender através de diferentes plataformas online que disponibilizam formações e cursos, alguns deles até são gratuitos. Deixamos alguns exemplos:

2.Tenha sempre o seu Currículo atualizado

Mesmo que não esteja à procura de um novo emprego, saiba que as oportunidades podem surgir. Por isso, mantenha sempre o currículo atualizado para que, caso apareça uma oportunidade tentadora, consiga rapidamente responder. Diferencie o seu currículo:

  • Crie um CV online: tenha uma versão digital do CV e crie um website onde consiga colocar um portefólio dos seus trabalhos, por exemplo. Isto é especialmente importante se a sua área for ligada ao design, ilustração, fotografia e até escrita. Mesmo para outras áreas, ter um website onde apresente o seu CV, é sempre uma boa opção para se diferenciar.
  • Atenção à estrutura: evite criar um CV com várias páginas. Coloque-se no lugar do recrutador que recebe imensos currículos e tente condensar a informação. Não se esquecer de ordenar a informação conforme a relevância para o cargo em questão. Por isso, deixe de fora as competências que não são relevantes e dê destaque às que são pedidas no anúncio.
  • Cuidado com o design: diferenciar o seu CV é importante, mas não se esqueça de respeitar algumas regras como o tamanho e tipo de letra ou a cor de fundo. Ou seja, certifique-se que deixa o CV legível. Pode recorrer à ajuda de um designer ou usar os modelos de CV disponíveis online. Em plataformas como o Canva, por exemplo, consegue gratuitamente adaptar um modelo e usá-lo. O Microsoft Word também já tem modelos de CV gratuitos. Por isso, não há desculpas para ainda usar um design ultrapassado.

3.Estabeleça objetivos para a sua carreira

Sabe onde quer estar daqui a 5 anos? E daqui a 10? É importante parar e refletir sobre quais são os seus objetivos para o futuro. É comum a maioria das pessoas deixar o tempo passar sem definir uma estratégia para a sua vida profissional. E qual é o resultado disso? Passar anos e anos no mesmo emprego sem qualquer mudança.
O seu objetivo tanto pode ser mudar de emprego, ser promovido dentro da sua empresa atual, trabalhar por conta própria ou até conseguir trabalhar menos horas. Independentemente do seu objetivo, o importante é saber qual é para que depois consiga traçar um plano para o alcançar.

4.Invista em Networking

Como está a sua atual rede de contactos? Sejam colegas de curso ou colegas do emprego antigo, é importante que mantenha uma relação próxima com as pessoas que vai conhecendo durante o seu percurso profissional, por exemplo. Muitas vezes as oportunidades surgem pela recomendação de outras pessoas.
Se é uma pessoa sociável e normalmente adere aos eventos da sua área profissional, aproveite então esse momento para estabelecer novos contactos.

5. Cuide de si!

Nunca fez tão sentido como agora falar de bem-estar e saúde. Esta é a dica chave para tudo na sua vida.
Não se engane ao achar que o correto é trabalhar horas e horas seguidas, chegar tarde a casa e descansar pouco. Isso vai afetar a sua produtividade, motivação e, consequentemente, o seu sucesso profissional. Por isso, cumpra os seus horários de trabalho e reserve tempo para cuidar de si. Deixamos algumas dicas:

  • Pratique desporto: escolha um desporto do seu agrado e defina quantos dias por semana o vai praticar. Mesmo que sejam apenas 20min por dia, faça-o.
  • Alimente-se de forma saudável: cumpra os horários das refeições e opte por alimentos saudáveis. Se não tem muito tempo para cozinhar, então defina um dia da semana para preparar as refeições para os restantes dias.
  • Durma o suficiente: dormir pouco é um hábito que desgasta muito o corpo e mente. Por isso, respeite as 7 a 9 horas de sono que o seu corpo precisa.
  • Tenha hobbies: gosta, por exemplo, de ler, pintar ou jogar? Seja qual for a sua atividade de eleição, garanta que a pratique com alguma frequência. Por isso, reserve pelo menos um dia da semana para o fazer.

Quanto mais saudável se sentir, mais produtivos serão os seus dias e mais motivação terá para alcançar os seus objetivos.

6. Trabalha em casa? Otimize o seu espaço de trabalho!

Atualmente muitas pessoas trabalham em casa. Muitas tiveram a oportunidade de tomar essa decisão com tempo e por isso conseguiram reservar e preparar um espaço da casa para esse efeito. Outras foram “forçadas” a essa mudança por causa do Covid-19 e por isso não têm um local adequado para trabalhar. O problema é que isso influencia muito a produtividade e a motivação.
Por isso, é importante que valorize o local onde trabalha. Mesmo que não tenha um compartimento da casa só para isso, há regras que devem ser cumpridas, por exemplo:

  • Determine um espaço para trabalhar onde consiga privacidade durante o horário de trabalho;
  • Arranje uma mesa ou secretária. Ou seja, não trabalhe no sofá ou na cama;
  • Mantenha tudo organizado e limpo. A desarrumação influencia o seu estado de espírito;
  • Certififque-se que escolhe uma cadeira confortável, a iluminação adequada e uma temperatura agradável.

Sucesso Profissional – Invista em si e seja resiliente!

Independentemente do que quer alcançar, não espere pelo “momento certo” ou pela “melhor oportunidade”. Assim, trace os seus objetivos e o caminho que quer seguir e seja resiliente. Lembre-se que, muitas das pessoas bem-sucedidas que conhece, não alcançaram o sucesso em dois dias e não desistiram ao primeiro contratempo.
_
Leia também: 13 Dicas parar parar de desperdiçar o seu tempo

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *