Conheça as Apps do Governo de acesso aos Serviços Públicos

Escrito por Conselhos do Consultor

07.01.21

}
7 min de leitura

Sabia que existe uma App que o “salva” caso se esqueça da Cartão de Cidadão em casa? E outra que lhe permite tirar as senhas de atendimento dos serviços públicos em casa e evitar as filas de espera? Conheça as aplicações desenvolvidas pelo Governo Português.

A digitalização dos serviços públicos tem sido uma aposta nos últimos anos. Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços, têm sido desenvolvidas várias aplicações móveis por parte do Governo que simplificam a vida aos cidadãos portugueses. Com o atual contexto pandémico, algumas destas aplicações ganham especial relevância pois facilitam a resolução de problemas à distância de um toque no ecrã. Percorra a nossa lista de aplicações.

Em algumas aplicações, e tal como acontece nos portais dos serviços públicos, poderá ser necessário autenticar-se com a Chave Móvel Digital. Se ainda não a tem, consulte o nosso artigo “Como pedir e usar a Chave Móvel Digital”.

1. id.gov.pt – Os seus Documentos de Identificação digitais

id.gov.pt
Se algum dia se esquecer da carteira e precisar dos seus documentos de identificação, não se preocupe. Já existe uma aplicação que lhe permite guardar e consultar os seus documentos.
A aplicação id.gov.pt da Administração Pública permite que qualquer cidadão português tenha no seu smartphone as cópias válidas do cartão de cidadão, carta de condução e cartão ADSE, em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à sua Chave Móvel Digital.
Ao instalar a aplicação, só tem de criar um PIN de acesso e usar a Chave Móvel Digital para carregar para o sistema os seus documentos pessoais. Os documentos ficam visíveis e, quando necessário, a autenticidade pode ser validada com recurso a um código QR.
E se não lhe aceitarem os documentos ao mostrá-los na aplicação? Neste caso, deve referir-se à Lei 71/2018 (lei do Orçamento do Estado de 2019), Art.º 331 – Artigo 4.º-A:
1 – Os cidadãos titulares de CMD, e por ela devidamente autenticados, podem ter acesso aos dados constantes dos seus documentos de identificação ou emitidos por entidades públicas, através de aplicação móvel disponibilizada pela Agência para a Modernização Administrativa, I. P.

A aplicação id.gov.pt está disponível na App Store e no Google Play

_
Leia também: Carta de Condução Digital e Alterações no Código da Estrada

2. MySNS Carteira – Consulte as suas Receitas Médicas

MySNS Carteira
A MySNS Carteira é uma aplicação dedicada à área da saúde. A informação de saúde encontra-se organizada por cartões, sendo que cada cartão corresponde a uma tipologia de dados de saúde diferente (Vacinas, Guias de Tratamento, Testamento Vital, ADSE, Alergias e Doenças Raras). É o utilizador que decide quais os cartões a adicionar à sua Carteira.
É especialmente útil para quem precisa de consultar os guias de tratamento eletrónico. Pode consultar as receitas eletrónicas passadas pelo médico e mostrar na farmácia. Para quem tem a necessidade de tomar medicação continuada, é muito útil pois assim consegue perceber quantas receitas ainda tem disponíveis.
Depois de instalar, deve igualmente autenticar-se através da Chave Móvel Digital. Após a instalação, basta escolher quais os cartões e informações que quer consultar na aplicação.

A aplicação MySNS Carteira está disponível na App Store e no Google Play

 

3. SigaApp – Evite as filas de espera nos Serviços Públicos

SigaApp
A SigaApp é uma aplicação do Sistema de Informação de Gestão do Atendimento que permite a gestão de filas de espera no serviços públicos como IEFP, Segurança Social, Finanças, entre outros. Tem duas funcionalidades chave:

  1. Retirar a senha de atendimento em casa: funciona como se fosse a dispensadora de senhas que encontra nos espaços públicos de atendimento. Com esta funcionalidade consegue perceber quantas pessoas tem à sua frente e o tempo estimado para ser atendido. Depois da senha guardada, basta mostrá-la no local quando chegar a sua vez.
  2. Agendar o atendimento: pode marcar o atendimento para uma determinada data. Basta selecionar o serviço e o tema a tratar e depois escolher a data para o atendimento de acordo com a disponibilidade.

Depois de instalar, pode aceder através da Chave Móvel Digital ou dos seus dados acesso à Segurança Social Direta.

A aplicação SigaApp está disponível na App Store e no Google Play

_
Leia também: Covid-19 – Opte pelos Serviços Públicos Online

4. Passaporte Qualifica – Registo das suas qualificações e competências

Plataforma Qualifica
A aplicação Passaporte Qualifica permite o registo das qualificações e competências adquiridas. Com base nesse registo, a aplicação simula diversos percursos de qualificação possíveis para a obtenção de novas qualificações e/ou progressão escolar e profissional.
Contudo, o acesso é para utilizadores com registos de competências na plataforma SIGO. É com base nessa informação que se organiza o percurso do utilizador e se identificam opções para a sua evolução escolar ou profissional. No portal do Passaporte Qualifica pode encontrar todas as informações sobre os requisitos e o processo de adesão.

A aplicação Passaporte Qualifica está disponível na App Store e no Google Play

 

5. MyADSE – Toda a informação para beneficiários ADSE

MyADSE
A aplicação MyADSE reúne várias funcionalidades para os beneficiários da ADSE: Cartão Digital, estado dos pedidos de reembolso, datas de pagamento e montantes, pesquisa da Rede ADSE, simulação de reembolsos, entre outras. Para instalar a aplicação, deve seguir este guia disponível no portal da ADSE

A aplicação MyADSE está disponível na App Store e no Google Play

 

Outras Aplicações do Governo

Para além destas aplicações, existem outras igualmente desenvolvidas pelo Governo. Deixamos mais alguns exemplos:

  • Notificações Eletrónicas: permite receber notificações enviadas por entidades públicas. Ao aderir, abdica de receber as notificações através de outras vias. Deve consultar toda a informação sobre a adesão aqui;
  • STAYAWAY COVID:  aplicação que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19;
  • QualAr: é uma aplicação da Agência Portuguesa do Ambiente destinada a quem se preocupa com a qualidade do ar que o rodeia e quer ser informado das previsões meteorológicas;
  • MySNS: aplicação oficial do Serviço Nacional de Saúde que permite o acesso aos serviços digitais da saúde;
  • Caderneta do Aluno: apresenta um conjunto de funcionalidades para os encarregados de edução dos alunos do pré-escolar ao ensino secundário inseridos nas escolas aderentes;
  • Autenticação Gov: é uma alternativa ao envio do código de segurança por mensagem ou email da Chave Móvel Digital;
  • Bem-me-ker: destinada aos utentes do IPO-Porto que queiram consultar informações sobre a sua atividade como consultas;
  • Segurança Social: aplicação oficial da Segurança Social que permite consultar algumas informações como os valores a receber ou a pagar;
  • Livro de Reclamações: aplicação oficial do Livro de Reclamações que permite submeter ou consultar reclamações, elogios ou sugestões;
  • Comboios de Portugal: aplicação oficial da CP que permite consultar os horários e comprar o bilhete da viagem.

Tendo em conta a oferta cada vez mais alargada, o Governo também decidiu desenvolver uma “loja” de aplicações – a app.gov.pt. Trata-se de um aplicação móvel que reúne todas as aplicações disponíveis para uso dos cidadãos. Caso não queira instalar mais uma aplicação, pode simplesmente consultar a informação no Portal app.gov.pt. Vai encontrar todas as aplicações organizadas por categorias. Mas atenção: há algumas aplicações que foram descontinuadas ou não estão atualizadas apesar de constarem no app.gov.pt.
Por último, o nosso conselho é que leia com atenção antes de instalar as aplicações para perceber se reúnem as funcionalidades que precisa. Não se esqueça também de priorizar a resolução digital dos seus assuntos pendentes, especialmente nesta altura da pandemia.
_
Leia também: 6 Apps para Gerir as suas Finanças Pessoais

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *