Carro a diesel, gasolina ou elétrico? Este simulador tira-lhe as dúvidas!

Escrito por Conselhos do Consultor

19.02.21

}
3 min de leitura
Simulador MOBZERO

A associação ZERO lançou um simulador que permite comparar os carros elétricos com outros veículos de combustão interna. Se tem dúvidas sobre qual compensa mais, use o simulador para fazer contas.

Ajudar na compra de um automóvel elétrico e informar sobre opções de mobilidade sustentável são os objetivos da nova plataforma MobZero lançada pela associação ambientalista ZERO. O projeto divulga os carros elétricos que existem no mercado nacional (características e vantagens ambientais e económicas).

Um das grandes vantagens da plataforma é o simulador gratuito que permite comparar veículos 100% elétricos disponíveis no mercado nacional com os veículos de combustão interna, a gasolina e a gasóleo, do mesmo segmento e subsegmento mais vendidos, também no mercado nacional:
Simulador Carros Elétricos - MOBZERO
Segundo a ZERO, os resultados do simulador permitem comparar várias componentes financeiras associadas à aquisição e utilização de um veículo automóvel. É ainda possível comparar as emissões de gases poluentes, para o tempo de retenção do mesmo, de acordo com o tipo de cliente (particular ou empresarial).

Por isso, se tem dúvidas sobre qual compensa mais, não deixe de testar o simulador para comparar os custos da compra sem esquecer os custos de utilização e o custo ambiental.

Exemplo dos Resultados do Simulador

Para o ajudar a perceber na prática os resultados que é possível obter no simulador, vamos usar o exemplo disponível no portal da ZERO:

Como exemplo das funcionalidades do simulador, considera-se aqui uma quilometragem anual de 10000 km/ano, um tempo de retenção do veículo de 10 anos, valores oficiais de consumos de eletricidade e combustível das marcas e o incentivo do Estado à aquisição de veículo 100% elétrico.

Para uma berlina 100% elétrica do segmento C (Compacto/Familiar Médio), efetuando carregamentos em ambiente residencial ou empresarial, o simulador MobZERO apresenta um comparativo de emissões totais de CO2 de 1, 13 e 12 toneladas e de emissões de NOx de 2, 3 e 5 quilogramas, para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente.

No caso de se tratar de um cliente particular, os custos totais de aquisição e utilização ascendem a cerca de 39, 41 e 39 mil euros, para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente. Para um cliente empresarial, esses custos rondam os 26, 40 e 38 mil euros. De salientar que, de entre os custos totais, a componente dos custos de manutenção ronda os 1200, 3800 e 2700 euros, para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente.

Quanto à componente dos custos de eletricidade ou combustível, esta situa-se nos 3000, 8000 e 5500 euros, para as três tipologias de veículos, respetivamente. Se o carregamento para o veículo 100% elétrico for carregamento Rápido na rede MOBI.E, então isso acarreta um custo extra de eletricidade que ronda os 1000 euros.

No caso de um SUV 100% elétrico, também do segmento C, o mesmo comparativo de emissões de CO2 situa-se nas 1, 15 e 14 toneladas e de emissões de NOx nos 3, 3, e 5 quilogramas para os veículos 100% elétrico, a gasolina e a gasóleo, respetivamente. Os custos totais para o cliente particular situam-se nos 48, 44 e 43 mil euros e para o empresarial nos 32, 42 e 41 mil euros.

_
Leia também: Miio – Saiba quanto custa carregar o seu carro elétrico (em tempo real)

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *