IRS 2021: confirme o valor das despesas e reclame (se necessário)

Escrito por Conselhos do Consultor

19.03.21

}
4 min de leitura
Despesas IRS 2021

As finanças já disponibilizaram o valor das despesas dedutíveis em IRS. Confirme se os montantes das suas despesas estão corretos e reclame se for necessário.

Depois da validação das faturas em fevereiro, foi a vez da Autoridade Tributária e Aduaneira disponibilizar, para cada contribuinte, os valores totais das despesas dedutíveis para IRS. Essa informação já está disponível no Portal das Finanças. Por isso, o nosso conselho é que confirme se as suas despesas dedutíveis para IRS estão corretas. Se encontrar algum erro, é-lhe dado o direito de reclamar e comunicar as devidas alterações. Contudo, só tem até 31 de março para o fazer.
Explicamos-lhe a seguir onde pode consultar todas as suas despesas e como deve apresentar a reclamação (se necessário).

Comece por confirmar todas as despesas

Para confirmar se está tudo correto precisa, em primeiro lugar, de consultar os valores das despesas que constam no Portal das Finanças. Para isso, siga estes passos:
1) Aceder ao Portal das Finanças com as suas credenciais de acesso (NISS e palavra passe) ou então através da Chave Móvel Digital. Contudo, caso ainda não tenha nenhum destes dois acessos, aconselhamos que opte pelo segundo e peça a Chave Móvel Digital, que lhe permite aceder aos vários serviços públicos. Saiba aqui como fazer.
2) Selecione a opção “IRS” nos Serviços Frequentes. Contudo, se essa opção não aparecer, então escreva “IRS” na barra de pesquisa e depois clique em “Aceder” para entrar na área do IRS.
Despesas IRS
3) Depois, no menu lateral direito, escolha a opção “Consultar Despesas p/ Deduções à Coleta“;
Despesas IRS
4) Depois, aparecem todas as despesas e os respetivos valores que deve confirmar. Certifique-se que o ano que está selecionado é o de 2020.
Despesas IRS
5) Para consultar detalhadamente cada despesa deve selecionar a opção “Ver detalhes” e depois “Ver mais“.
Despesas IRS
6) Por último, aparecem todas as despesas detalhadas: número de contribuinte e nome do comerciante/prestador de serviços e o valor. E é aqui que deve confirmar se estão todas as despesas corretas.
Despesas IRS
Muito importante: confirme as despesas para IRS de cada um dos membros do agregado familiar, incluindo os dependentes. Não se esqueça de verificar setor a setor.
_
Leia também: IRS 2021- Estas são as entidades às quais pode consignar 0.5%

Encontrou algum erro? Então reclame até 31 de março!

Se detetou alguma omissão ou inexatidão nas despesas, pode reclamar ao comunicar o valor da despesa em falta. Contudo, nem todas as despesas podem ser corrigidas no mesmo momento.
Num primeiro momento, pode corrigir as Despesas Gerais Familiares e dos 15% de IVA (Restaurantes, Hotéis, Oficinas, Cabeleireiros e Veterinários)  até 31 de Março. Isto significa que, depois do dia 1 de abril (início da entrega da Declaração do IRS), já não vai conseguir alterar nada nestas despesas. Para o fazer, siga estes passos:
1) Aceda ao Portal das Finanças com as suas credenciais de acesso (NISS e palavra passe) ou então através da Chave Móvel Digital;
2) Selecione a opção “Serviços” no menu lateral direito;
3) Na página “Mapa do Sítio” deve então fazer scroll down até encontrar “Contencioso Judicial e Administrativo” e depois “Entregar Despesas para Dedução à Coleta“;
4) Clique na opção “Pesquisar” e depois irá aparecer-lhe uma formulário como este:
Despesas IRS
5) Corrija então os valores e em “Fundamentos” indique a despesa que adicionou.
Se descobrir erros nas despesas dedutíveis em IRS nos restantes setores (Saúde, Educação, Lares e Imóveis), então terá de colocar os valores corretos na declaração Modelo 3 (no anexo H). Ou seja, vai conseguir fazê-lo quando entregar a declaração anual do seu IRS a partir de 1 de abril. Tenha em atenção que, se entregar a sua declaração através do IRS Automático, então não pode fazer estas alterações.
Não se esqueça que deve ter na sua posse as faturas que provem as alterações que comunicou. Por isso, guarde-as consigo por um período de 4 anos caso as finanças decidam confirmar as alterações.
Para além deste prazo, existem outras datas importantes relativas ao IRS. Consulte o nosso Calendário de IRS 2021 ????
_
Leia também: IRS 2021 – Descubra se o seu Município lhe dá algum desconto!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *