Quer poupar na fatura da água? Siga estas 9 dicas!

Escrito por Conselhos do Consultor

08.04.21

}
6 min de leitura
Poupar Água

A água é um dos recursos que mais se desperdiça em casa. Contudo, lembre-se que isso é tão prejudicial para o ambiente, como para a sua carteira.

A água é um recurso escasso em muitos locais do mundo. Felizmente em Portugal o acesso à água ainda não é um problema para a grande maioria das pessoas. Contudo, por causa dessa facilidade no acesso, há um elevado desperdício diário. Por isso, poupar na água, além de ser uma necessidade ambiental, é uma forma eficaz de poupar dinheiro. Para o ajudar, reunimos 9 dicas que o vão ajudar a poupar água em casa com apenas algumas mudanças de hábito.

1. FECHE AS TORNEIRAS

Sabia que, ao abrir uma torneira, pode desperdiçar mais de 12 litros de água por minuto? Quando estiver a lavar os dentes, feche a torneira durante a escovagem. Também pode e deve lavar os dentes utilizando um copo de água. Durante o duche, faça o mesmo. Enquanto se ensaboa, feche a torneira. Faça o mesmo para as restantes atividades diárias. Estes pequenos hábitos fazem muita diferente no gasto de água. Também vale relembrar que é importante que confirme sempre se as torneiras ficam bem fechadas.

2. REAPROVEITE A ÁGUA

Se tem de esperar que a água aqueça para tomar banho, então porque não aproveitar essa água que sai fria? Coloque um garrafão, bacia ou qualquer outro depósito debaixo da torneira até a água aquecer. Depois, pode utilizar essa água para regar, lavar a loiça, o carro, etc.
Faça o mesmo com a água da chuva. Coloque um balde ou um depósito no jardim ou na varanda quando estiver a chover. Depois, use essa água para regar ou lavar alguma parte da casa.
_
Leia também: 11 Conselhos de poupança para quem ganha pouco

3. EVITE OS BANHOS DE IMERSÃO

Sabemos que são tentadores, especialmente no inverno. Mas encher a banheira implica um desperdício absurdo de água. Ainda que o possa fazer muito de vez em quando, opte sempre por duches rápidos.

4. ATENÇÃO À MÁQUINA DE LAVAR A ROUPA

Para poupar a água que utiliza, faça apenas cargas completas na máquina. Deixe acumular a roupa suja e lave-a toda de uma vez, assim irá economizar água e dinheiro.

5. TROQUE A MANGUEIRA PELO BALDE

Em tarefas como lavar o carro ou regar, opte por usar um balde. Assim consegue controlar melhor o gasto com a água. Segundo a EPAL, lavar o automóvel com mangueira equivale a um gasto de 570 litros, enquanto que com o balde apenas usará cerca de 57 litros de água.
Se ainda assim quiser usar uma mangueira, certifique-se então que a usa com um sistema regulável que lhe permita controlar a saída da água e fechar a mangueira.
_
Leia também: 8 Dicas Fundamentais para Poupar em 2021

6. REDUZA OS GASTOS COM O AUTOCLISMO

O autoclismo pode ser uma enorme fonte de desperdício. Os modelos mais antigos, em particular, utilizam imensa água nas descargas. Uma dica conhecida é colocar uma garrafa de plástico cheia de água ou de areia/pedras no depósito do autoclismo de modo a diminuir o volume gasto em cada descarga. Encontra online vários vídeos que lhe explicam como fazer. Caso seja compatível com o seu orçamento, então troque para um sistema de descarga inteligente.

7. CONTROLE OS GASTOS NA COZINHA

Lavar os alimentos um a um com a torneira aberta é um gasto completamente desnecessário. Encha a pia ou uma bacia e lave os alimentos. Quando for cozer os alimentos, escolha uma panela com o tamanho adequado e assim evita gastar água que não precisa. Se ainda lava a loiça à mão, então opte por encher a pia ao invés de lavar prato por prato.
Quando for descongelar os alimentos, não o faça com a água a correr. A melhor forma de descongelar os alimentos é colocá-los no frigorífico por algumas horas.
_
Leia também: Preço por Quilo: Compare e Poupe!

8. INSTALE REDUTORES DE CAUDAL

Sabia que os redutores de caudal podem reduzir até 50% o caudal da água das torneiras? Os redutores de caudal são peças metálicas que se aplicam na ponta das torneiras. De forma resumida, estas peças libertam uma mistura de água com oxigénio que reduz a quantidade de líquido mas sem perder a pressão. Pode aplicar o redutor de caudal nas torneiras mas também nos chuveiros. O melhor de tudo é que os redutores de caudal têm um preço muito acessível e por isso não precisa de fazer um grande investimento.

9. APRENDA A REGAR

Deve regar de manhã cedo ou à noite. Porquê? Porque assim estará a reduzir a perda de água devido à evaporação. Depois, certifique-se que conhece as plantas e que sabe a quantidade de água que precisam. Regá-las em demasia acaba por não ser saudável, nem para as plantas, nem para a sua carteira.
_
Leia também: 6 dicas de poupança para as suas compras em supermercados

Poupar na Água – O desperdício em números

A título de curiosidade, deixamos-lhe a seguir os números disponíveis no Portal da Água que representam a realidade do desperdício deste recurso ao nível doméstico:

  • Um duche de 15 minutos, com a torneira aberta, consome cerca de 180 litros. Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos, reduzirá o consumo para 60 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar 80%.
  • Ao lavar as mãos ou os dentes com a torneira aberta, pode gastar cerca de 14 litros de água. Se usar um copo, pode diminuir para apenas 1 litro.
  • Ao manter a torneira aberta enquanto faz a barba, pode gastar até 40 litros de água. Se colocar uma tampa no lavatório, gastará apenas 2 litros.
  • Ao lavar o carro com mangueira pode gastar cerca de 500 litros de água. Se lavar com balde e esponja, reduzirá o gasto para 50 litros.
  • Em cada descarga de autoclismo gasta cerca de 15 litros de água. Se colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito da água, pode diminuir para 8,5 litros por descarga.
  • Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10.000 litros de água por ano. Se não tiver fugas, reduz para 0 litros.

Uma simples mudança de hábito pode fazer toda a diferença na sua fatura mensal. E o ambiente agradece.
_
Leia também: 8 Dicas para Poupar na Fatura de Eletricidade

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *