Casas Modulares: tudo o que precisa de saber!

Escrito por Conselhos do Consultor

22.04.21

}
7 min de leitura
Casas Modulares

As Casas Modulares são cada vez mais procuradas por quem vai construir casa. Mas será que este tipo de construção é uma boa opção?

O conceito de casa modular tem ganho especial relevo nos últimos anos. Isso deve-se ao facto de ser uma construção mais rápida e muitos vezes mais barata do que a construção tradicional. Por causa desse aumento na procura, atualmente a compra de uma casa modular é um processo menos complexo e a oferta é cada vez mais diversificada. Contudo, é importante conhecer todas as vantagens e desvantagens antes de decidir.

O que é uma Casa Modular?

As casas modulares são uma construção alternativa às casas tradicionais. Tal como o nome indica, estas casas são compostas por módulos produzidos numa fábrica especializada. Depois de fabricada, a casa é transportada por módulos para o terreno onde será feita a montagem. Esse terreno deve estar preparado para receber a casa, sendo essa uma responsabilidade do proprietário.

Construção Casa Modular

Exemplo da montagem de uma Casa Modular (fonte: solidaengenharia.com)


Apesar deste tipo de construção, é possível personalizar as casas modulares. O comprador tem a liberdade para adequar a casa ao seu estilo: rústico, moderno, minimalista, etc. A estrutura do imóvel também é bastante diversificada: há módulos de aço, madeira, concreto ou materiais plásticos. Atualmente também já há modelos com rés-do-chão e primeiro andar. Por isso, se acha que uma casa modular tem um modelo standard, desengane-se. Aliás, já é comum as empresas construtoras disponibilizarem um designer para ajudar os clientes na personalização de cada módulo.
Um aspeto importante que também deve reter é o enquadramento legal das casas modulares. Apesar da construção ser diferente, o enquadramento legal é igual ao de uma construção tradicional. Ou seja, deve tratar de igual forma de todos os aspetos relacionados com o licenciamento.
_
Leia também: 5 Dicas para preparar as suas Finanças Pessoais para o Crédito Habitação

Vantagens e Desvantagens das Casas Modulares

Tal como as casas tradicionais, as casas modulares têm algumas vantagens e desvantagens. Por isso, se ainda não tem a certeza se esta é a melhor opção para si, esta lista de vantagens e desvantagens será uma boa ajuda:
VANTAGENS

⬆ Tempo de Construção

O tempo de construção é uma das principais vantagens destas casas. Sendo uma construção assente na produção e montagem de módulos, todo o processo de construção e finalização é mais rápido do que a construção de uma casa de raiz. Já é possível ter uma casa modular pronta a habitar num espaço de 3 a 6 meses. Contudo, como é normal, o tempo de finalização dependerá sempre do modelo escolhido pelo comprador. Também é importante não esquecer a necessidade de preparar o terreno para receber a casa.

⬆ Durabilidade

Ainda existe muitas dúvidas sobre a durabilidade destas casas. Contudo, atualmente as casas modulares são tão resistentes como as casas de construção tradicional. Aliás, muitas empresas apontam um tempo de vida entre 50 a 60 anos.
Contudo, importa referir que a durabilidade de qualquer tipologia de casa dependerá sempre do cuidado do proprietário na sua manutenção e conservação. Os materiais que vai escolher para a construção também são decisivos para a durabilidade da casa.

⬆ Preço Fixo

Para o comprador, esta é uma das principais vantagens. As casas modulares não costumam ter variações de preço depois de tudo estar definido. Depois de se definir o projeto, materiais e acabamentos, o orçamento é fechado e o preço não sofre grandes alterações. Isto é possível porque tudo é definido com exatidão: número de módulos, materiais, personalização, etc. É como ter um catálogo e escolher o que quer, permitindo uma definição bastante precisa do preço final. O mesmo já não acontece com as casas de construção tradicional, que podem ter algumas surpresas inesperadas no orçamento.

⬆ Fácil Adaptação

Sendo a construção feita por módulos, existe alguma facilidade em aumentar a casa. Ou seja, em acrescentar ou até retirar módulos. Esta vantagem é especialmente importante para as famílias que vão crescendo com o nascimento de mais filhos. Por outro lado, também há a vantagem no sentido inverso. Se preferir uma casa mais pequena e acolhedora, também pode retirar módulos.
Agora imagine que opta por uma casa modular e inicialmente não tem muita disponibilidade financeira. Então, pode optar por uma casa com menor dimensão e depois aumentá-la mais tarde.

⬆ Segurança

As casas modulares são fabricadas com materiais de qualidade e resistentes às alterações climáticas e até catástrofes naturais. Para além disso, também possibilitam o isolamento térmico e acústico.
Contudo, o que deve ter em mente é o cuidado que precisa de ter, não só na escolha dos materiais, mas principalmente na escolha da fábrica. Cada fábrica tem o seu método de construção e respetivos materiais. Por isso, é importante que escolha com cuidado a fábrica e procure ler a opinião de outros compradores. Para além disso, deve visitar as fábricas para conhecer os materiais e tirar todas as suas dúvidas.
Em todo o caso, importa referir que a construção destas casas respeitam sempre as normas de segurança exigidas pela lei.
DESVANTAGENS

⬇ Maior Investimento Inicial

Apesar de ter como vantagem o preço fixo, existe o inconveniente do pagamento adiantado. É relativamente habitual que as empresas construtoras exijam um grande adiantamento. Por outro lado, numa casa de construção tradicional é comum que o proprietário vá investindo conforme o desenvolvimento das obras, se assim o entender.

⬇ Obstáculos no Acesso ao Crédito à Habitação e aos Seguros

Esta talvez seja a maior desvantagem para quem pretende uma casa modular. Obter um Crédito à Habitação para este tipo de casa pode ser um desafio, especialmente na negociação das condições. Algumas entidades bancárias concedem o crédito, mas com taxas mais elevadas. Para além disso, pode também acontecer que os prazos de pagamento sejam mais curtos. Ou seja, pode conseguir o crédito mas a prestação pode ser pouco atrativa.
Outro problema são os seguros associados, como é o caso do seguro de vida ou multirriscos. Normalmente não há muita facilidade em aceder aos seguros para casas modulares devido aos materiais usados na construção.

⬇ Preço 

Não é por ser uma casa modular que o preço é inferior ao de uma construção tradicional. Por isso, não se deixe iludir pelos preços atrativos aos quais vai tendo acesso numa conversa ou pesquisa. A casa modular pode sim ter um valor mais baixo do que a construção tradicional e é frequente isso acontecer. Contudo, o preço vai depender muito dos materiais escolhidos e da personalização. Por essa razão, pode atingir valores mais elevados.
Por outro lado, não pode olhar apenas para o valor da casa. No seu orçamento deve considerar os custos totais: compra e preparação do terreno, licenciamento, escritura, custos de montagem, equipamentos, transporte, etc. A compra e preparação do terreno tem um peso muito significativo no orçamento.
_
Leia também: Crédito Habitação – Uma equipa de profissionais a trabalhar para si!

Casas Modulares – É uma boa opção?

A resposta é: depende do seu caso. Ou seja, apesar das vantagens, as casas modulares podem não ser a melhor opção para quem precisa de um Crédito à Habitação. Construir uma casa modular através de um crédito com taxas muito elevadas significa que vai ter que gastar mais dinheiro. Contudo, deve primeiro analisar as ofertas junto das entidades bancárias para perceber se são ou não vantajosas. Não se esqueça de olhar sempre para a sua taxa de esforço antes de assumir qualquer tipo de financiamento.
Por outro lado, se procura por uma solução mais rápida, com qualidade e eventualmente mais barata, então a casa modular pode sim ser uma opção interessante.
Por fim, se decidir optar pela casa modular, então escolha uma empresa construtora de confiança e invista em materiais de qualidade, que permitam maior durabilidade e conforto.
_
Leia também: Tudo sobre Crédito Habitação (em vídeo)

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *