BEP: saiba como se candidatar aos empregos do Estado

Escrito por Conselhos do Consultor

07.05.21

}
4 min de leitura

A Bolsa de Emprego Público (BEP) é um agregador de ofertas de emprego na administração pública. Se gostava de trabalhar para o Estado, descubra como se pode candidatar.

A Bolsa de Emprego Público (BEP) foi criada com o objetivo de simplificar e tornar mais transparentes os diversos processos de recrutamento dos recursos humanos da administração pública. Assim, neste portal encontra ofertas de emprego na Administração Pública Central e Local disponíveis a todos os cidadãos da União Europeia. Entenda como funciona e como se pode candidatar.

Como funciona a Bolsa de Emprego Público?

Criada em 2012, a BEP veio facilitar a consulta das várias ofertas de emprego para a função pública. Normalmente, os concursos para a administração pública também são divulgados em Diário da República e na página online da entidade que está a contratar. Contudo, a BEP veio possibilitar o acesso centralizado a todas as ofertas ativas de uma forma muito mais simples e organizada.
Para além das vagas de emprego, na BEP é também possível encontrar as vagas para estágios.

Quem se pode candidatar?

Todos os cidadãos se podem candidatar às vagas de emprego para a administração pública. Também se podem candidatar os atuais funcionários públicos que pretendam usufruir de mobilidade ou então ingressar noutros concursos de acesso.

Como consultar e concorrer às vagas?

Em primeiro lugar, é necessário aceder ao Portal da BEP. Ao entrar no portal, vão aparecer as últimas ofertas de emprego publicadas e o botão “Pesquisar mais ofertas“. Deve então clicar nesse botão para fazer a sua pesquisa personalizada.
Na barra de pesquisa, deve escrever algumas palavras-chave adequadas ao que procura. O ideal é indicar uma localização e/ou a sua área de formação. Por exemplo: “Porto Serviço Social“:
Bolsa de Emprego Público
Depois, vão aparecer então todas as ofertas disponíveis. Clique no código da oferta para consultar todos os detalhes:

  • Caracterização da Oferta: encontra neste separador a informação principal sobre a vaga, como é o caso do tipo de carreira (assistente operacional, técnico superior, docente universitário, assistente técnico) e do vínculo (termo certo, tempo indeterminado, etc) . É comum também ser divulgada a remuneração da vaga. Contudo, em algumas vagas pode não aparecer;
  • Requisitos de Admissão: é aqui que encontra todos os requisitos que deve reunir, como o caso das habilitações literárias;
  • Formalização Candidaturas: indicação dos contatos para o envio da candidatura e data limite;
  • Descrição do Procedimento: neste separador normalmente aparece toda a informação da oferta e do processo de candidatura. Deve ler com especial cuidado a forma de apresentação das candidaturas e toda a documentação necessária. Aproveite para consultar qual o método de seleção que é usado para perceber o peso que é atribuído a cada requisito.

É importante referir que a candidatura aos cargos na administração pública é um processo bem mais complexo do que as candidaturas ao setor privado. Por essa razão, é muito importante que descodifique toda a informação e cumpra as regras do procedimento de candidatura. Caso contrário, poderá ser excluído.
Para além disso, como em qualquer vaga de emprego, são exigidas diferentes habilitações literárias e experiência profissional, o que naturalmente se reflete na remuneração. Normalmente uma vaga do tipo “Assistente Operacional” exige menos habilitações literárias do que a de “Assistente Técnico” ou “Técnico Superior”.
Depois de finalizar a candidatura, existem outras fases do processo de recrutamento. As fases não são iguais para todas as vagas, mas as mais habituais são: prova escrita para testar os conhecimentos técnicos aplicáveis à função, testes psicotécnicos e entrevista. Deve por isso ficar atento aos contactos que indicou na sua candidatura para saber se terá que passar por estas fases.
Por último, lembre-se que, de uma forma geral, o processo de recrutamento para a administração pública costuma ser mais exigente. E não falamos apenas da exigência do que é solicitado, mas sim do rigor no cumprimento dos prazos e dos procedimentos. Por isso, não deixe nenhum documento por enviar e candidate-se dias antes de encerrar o prazo.
_
Leia também: 6 Dicas para alcançar o Sucesso Profissional em 2021

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *