Melhor Tarifário de Telecomunicações: o COM.escolha diz-lhe qual escolher

Escrito por Conselhos do Consultor

10.05.21

}
3 min de leitura
COM.escolha

Escolher um operador e um tarifário para os serviços de internet, televisão e telemóvel pode ser um verdadeiro desafio. Com o objetivo de ajudar os consumidores, a ANACOM disponibiliza um simulador de tarifários. Entenda como funciona.

Aderir a um tarifário de comunicações ainda é um processo que levanta algumas dúvidas. Atualmente, os operadores criam ofertas muito idênticas que acabam por deixar o consumidor sem saber qual a melhor opção. O problema é que muitas vezes é preciso olhar para outros custos que não são divulgados: custos de instalação/ativação e dos custos de aquisição/aluguer de equipamentos. Para além disso, importa perceber qual o serviço que melhor se adequa a cada caso em particular dado que, em determinadas zonas do país, o serviço pode ficar aquém das expectativas.
Por essa razão, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), criou a ferramenta COM.escolha para proteger os os direitos e interesses dos consumidores.

O que é o COM.escolha?

O COM.escolha é uma ferramenta interativa disponibilizada pela ANACOM que permite consultar os tarifários dos operadores para os serviços de televisão, Internet fixa e móvel e telefone fixo e móvel. Para além disso, os utilizadores podem também fazer simulações para ver qual o tarifário que melhor se adequa às suas necessidades.
Importa referir que, a informação disponível através do COM.escolha é atualizada sempre que os operadores lançam novos tarifários ou alteram os tarifários já disponíveis. Por isso, os valores e tarifários apresentados são da inteira responsabilidade dos operadores.

Como funciona o simulador?

Em primeiro lugar, deve aceder ao simulador COM.escolha. Depois, indique se quer consultar os tarifários de Internet, televisão, telefone fixo, telemóvel ou selecione vários serviços para obter informação sobre combinados (os pacotes). Para cada uma destas opções, tem sempre a hipótese de “Consultar tarifários” ou “Simular um consumo“:
COM.Escolha
Se quiser ver consultar os tarifários, pode selecionar, entre outros aspetos específicos de cada serviço:

  • Os operadores que lhe interessam;
  • O valor fixo máximo que quer pagar por mês;
  • A duração do período de fidelização;
  • A zona do país onde vai usar o serviço.

Depois, mediante o serviço que escolher, pode selecionar outras opções. No caso da internet, por exemplo, pode indicar a velocidade pretendida. Já no caso dos combinados (pacotes), deve indicar quais os serviços que quer combinar:
COM.Escolha
Depois de especificar tudo o que procura nestes serviços, será apresentado um quadro com as diferentes ofertas:
COM.Escolha
Na página de resultados pode:

  • Ajustar as opções introduzidas através da opção “Afinar consulta”;
  • Reordenar os resultados de cada coluna por ordem alfabética ou numérica;
  • Ver os detalhes de cada tarifário (através de um link para a página do respetivo operador);
  • Escolher até cinco tarifários e compará-los num ecrã único.

Lembre-se que: quanto mais critérios de pesquisa usar, mais precisos serão os resultados.
_
Leia também: Problemas com o seu operador de telecomunicações? Saiba como reclamar!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *