Seguro de Bicicleta: como escolher o melhor seguro!

Escrito por Conselhos do Consultor

18.05.21

}
4 min de leitura
Seguro Bicicleta

Tem o hábito de se deslocar frequentemente de bicicleta? Então talvez esteja na altura de aderir a um Seguro de Bicicleta para ficar mais protegido.

O número de utilizadores de bicicletas nas estradas e nas ciclovias em Portugal é cada vez mais elevado. O confinamento provocado pela pandemia Covid-19 também veio aumentar o significativamente o investimento nas bicicletas para a prática desportiva ou simples passeios ao ar livre. Contudo, são muitos os utilizadores que optam por este forma de mobilidade para o seu local de trabalho, por exemplo. Para esses casos em especial, o seguro de bicicleta deve ser uma opção a considerar. Apesar de não ser obrigatório para as bicicletas sem motor, é uma forma de aumentar a proteção caso aconteça alguma eventualidade.

Como escolher um Seguro de Bicicleta

Atualmente, por causa do aumento dos utilizadores de bicicleta e, consequentemente, o aumento dos acidentes, já existe no mercado uma maior oferta destes seguros. Como em qualquer outro seguro, o mais importante são as coberturas e o respetivo capital.
O seguro de bicicletas é uma solução de proteção composta essencialmente por duas vertentes: seguro de responsabilidade civil e seguro de acidentes pessoais. Em alguns casos, é ainda possível completar estas vertentes com o seguro de transporte. Ou seja, o seguro de bicicleta pode ser composto por estes três seguros ou pode contratá-los de forma individual. Mas em que consiste cada um?

  • responsabilidade civil é acionada quando acontece algum acidente e são envolvidos terceiros. Ou seja, garante as indeminizações a terceiros;
  • O seguro acidentes pessoais protege o próprio utilizador da bicicleta, mas só relativamente aos tratamentos médicos em caso de acidente. Ou seja, não cobre os danos na bicicleta. Também é possível encontrar coberturas alargadas para a morte ou invalidez permanente e até despesas de funeral;
  • A cobertura de transportes cobre os donos na bicicleta causados pelo seu transporte (o que acontece com alguma frequência). Normalmente também cobre as consequências de um sinistro em que a bicicleta é roubada.

De uma forma resumida, é a estas três vertentes que deve ter especial atenção na hora de escolher o seu seguro de bicicletas. Contudo, já é possível encontrar vários seguros de bicicleta com mais coberturas, como é o caso da assistência em viagem.
Tenha em atenção que cada seguro tem as suas próprias coberturas, valores e condições. Por isso, faça um levantamento das várias ofertas no mercado e compare todos os detalhes.
_
Leia também: Seguro de Acidentes Pessoais: dicas para escolher o melhor seguro

O que deve saber antes de contratar o seguro

Antes de contratar um seguro de bicicleta, é importante perceber se tem outros seguros que já contemplam alguns riscos associados à utilização da bicicleta. Por isso, deve confirmar nas apólices desses seguros quais as coberturas contratadas. Deixamos alguns exemplos:

  • Seguro Multirriscos Habitação: pode incluir acidentes pessoais ocorridos no âmbito da vida privada, bem como o furto ou roubo da bicicleta guardada em casa;
  • Seguro Automóvel: se a bicicleta cair durante o transporte ou for roubada em conjunto com o automóvel, o seguro automóvel pode cobrir esse risco;
  • Seguro de Acidentes no trabalho: pode cobrir os acidentes que aconteçam no percurso de casa para o trabalho e vice-versa;
  • Seguro Escolar: se tem um filho que vai para a escola de bicicleta (ou se ainda é menor de idade), então o seguro escolar também pode abranger os acidentes ocorridos no percurso de casa para a escola e vice-versa.

Por isso, antes de avançar, primeiro confirme se os seguros que tem atualmente já cobrem alguns riscos que considera importantes. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a sua seguradora.
É importante também referir que, para as bicicletas a motor, por exemplo, o seguro torna-se obrigatório, uma vez que passa a ser equiparado a uma mota ou automóvel.
Por fim, se é praticante de BTT, tenha em atenção que muitos seguros não cobrem provas de competição. Isto não significa que os passeios de BTT não estejam incluídos mas, se for em contexto de competição, então a situação altera-se.
_
Leia também: 7 Dicas a ter em conta antes de escolher um Seguro de Saúde

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *