9 Vantagens de ter um Seguro de Saúde

Escrito por Conselhos do Consultor

01.06.21

}
5 min de leitura
Vantagens Seguro de Saúde

Quando o tema é saúde, o investimento num Seguro de Saúde pode fazer toda a diferença na sua vida. Se tem dúvidas sobre se esta é uma boa opção para si, conheça 9 vantagens de ter um Seguro de Saúde na sua vida.

Ter ou não um seguro de saúde é uma questão muito presente na vida dos portugueses. Por ser um serviço pago, ainda existe algum resistência na adesão. Contudo, apesar dessa desvantagem, existem várias vantagens que podem justificar esse investimento. Para além disso, lembre-se que é um investimento que pode ser essencial na prevenção e tratamento em caso de doença. Mas há mais vantagens que deve conhecer. Descubra quais são a seguir.

9 Vantagens de ter um Seguro de Saúde

1) Comparticipação das despesas

A primeira vantagem é uma das principais para quem adere a um seguro de saúde. Sejam consultas, exames, análises ou tratamentos, apenas paga uma parte do valor total se tiver um seguro de saúde. Isto é especialmente importante para quem precisa dos serviços médicos com maior regularidade. Aliás, existem vários tratamentos que são verdadeiramente dispendiosos. Exemplo disso são os aparelhos de correção dentária ou os pequenos tratamentos estéticos. Com o seguro de saúde, pode conseguir uma poupança significativa.
Lembre-se que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não presta todos os tipos de cuidados de saúde. Para além disso, nem sempre é gratuito. Para muitas famílias, o acesso aos cuidados de saúde pelo SNS implica o pagamento das taxas moderadoras.

2) Rapidez e facilidade no acesso aos cuidados de saúde

Quantas vezes precisou de recorrer a um médico de alguma especialidade e foi adiando a consulta ou teve que ficar à espera do SNS? Tempo é um fator muito importante quando falamos de saúde e pode ser decisivo em alguns casos. Isto não significa que o SNS não preste os cuidados de saúde necessários. Contudo, os hospitais e centros de saúde públicos estão quase sempre cheios, o que se pode traduzir em longos períodos de espera. Por isso, através do seguro de saúde sabe que rapidamente consegue marcar uma consulta e realizar os exames que precisa.
_
Leia também: Tudo o que deve saber sobre Seguro de Saúde

3) Acesso a uma ampla rede de prestadores

Através do seguro de saúde pode aceder a uma alargada rede de prestadores de cuidados de saúde (clínicas, hospitais, entre outros). Ou seja, pode decidir onde quer marcar a sua consulta ou exame de uma forma simples e rápida. Para além disso, ainda tem a vantagem da mobilidade. Ou seja, imagine que reside no norte do país, está de férias no Algarve e precisa de algum cuidado médico. Nesse caso, pode aceder aos prestadores locais do seu seguro de saúde.

4) Médico ao domicílio

Muitas pessoas não gostam de ir para as urgências do hospital quando lhes acontece algum problema de saúde menos grave. Aliás, a pandemia Covid-19 veio agravar esse problema pelo facto das pessoas terem medo de contrair o vírus no hospital. Para esses casos, existem vários seguros de saúde que permitem as consultas ao domicílio. Assim, recebe os cuidados necessários no conforto da sua casa.
_
Leia também: Seguro e Plano de Saúde – Qual é a diferença?

5) Benefícios para toda a família

Sabia que todo o agregado familiar pode ser incluído nos seguros de saúde e ter benefícios com isso? Aliás, em alguns casos existe desconto para as famílias mais numerosas.

6) Consultas à distância

A pandemia Covid-19 trouxe consigo uma nova realidade e obrigou à transição de muitos serviços para o online. Exemplo claro disso são as consultas online que se revelaram um apoio fundamental para muitas famílias nesta fase. Esta é mais uma das vantagens que pode beneficiar com o seguro de saúde. Assim, no conforto de sua casa, pode ser avaliado por um médico através de videochamada, receber o acompanhamento e tratamento necessário e ser devidamente encaminhado se necessário.

7) Benefícios fiscais

Um seguro de saúde também lhe permite ter benefícios fiscais. Segundo o Código do IRS, pode deduzir 15% dos prémios pagos com seguros de saúde. Contudo, importa referir que o limite para as deduções com despesas de saúde é de 1000 euros. Ou seja, não pode deduzir mais do que este valor.
_
Leia também: IRS e Seguros: Quais são os que podem ser deduzidos?

8) Prevenção

Ter um seguro de saúde permite-lhe fazer check-ups periódicos. Dessa forma, pode prevenir doenças ou situações mais complicadas. Para além disso, o diagnóstico numa fase inicial permite aumentar as taxas de sucesso do tratamento. O seguro de saúde é muitas vezes procurado por essa razão. São muitas as famílias que querem anualmente fazer os exames e consultas de rotina. Para além disso, é especialmente importante para quem tem um histórico familiar de algumas doenças mais complicadas e precisa de um acompanhamento regular.

9) Seguro adaptado ao seu caso

Os seguros de saúde não são todos iguais e, na hora de escolher, pode ajustar o seguro às suas necessidades e da sua família. A oferta é cada vez mais alargada e tem a possibilidade de abdicar de algumas coberturas ou até de adicionar alguns serviços extra. Por isso, pode e deve adaptar o seguro de saúde às suas necessidades e da sua família. Como cada vez é mais difícil escolher, o ideal é pedir uma simulação gratuita. Assim, recebe uma sugestão de seguro de saúde adaptada à sua situação atual. Para além disso, evita o transtorno de ter que estar a contactar todas as seguradoras e depois comparar todas as propostas.
_
Leia também: 7 Dicas a ter em conta antes de escolher um Seguro de Saúde

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cartão Europeu de Seguro de Doença - Para que serve e como pedir? - Conselhos do Consultor - […] Leia também: 9 Vantagens de ter um Seguro de Saúde […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *