Crédito Consolidado: vantagens e desvantagens de juntar todos os créditos

Escrito por Conselhos do Consultor

11.06.21

}
4 min de leitura
Crédito Consolidado

O crédito consolidado é uma solução muito importante para quem está com dificuldades em pagar todos os créditos e precisa de poupar. Entenda quais são os vantagens desta solução e quais as desvantagens que deve ter em conta antes de avançar.

O crédito consolidado é uma solução que permite agrupar todos os créditos num só com melhores condições. Por ser um modelo de crédito que ajuda ao cumprimento do pagamento das prestações, tem sido muito procurado nos últimos anos, especialmente por cidadãos e famílias que se encontram numa situação financeira preocupante e não têm margem financeira para pagar tantos créditos. Apesar do crédito consolidado ter mais vantagens do que desvantagens, é sempre necessário analisar com atenção os prós e contras antes de avançar.

O que significa consolidar os créditos?

De forma simples, um crédito consolidado permite reunir várias prestações numa única com melhores condições. Ou seja, consegue juntar os créditos todos num só. Imagine que tem um crédito automóvel e a dívida do cartão de crédito. Neste caso, consegue agregar todas as mensalidades e pagar apenas uma mensalidade. Esta é então uma solução especialmente importante para quem se encontra numa situação financeira débil e tem muitos créditos para pagar.
Para entender melhor como deve fazer para consolidar os seus créditos, consulte o nosso artigo Crédito Consolidado: Juntar os seus Créditos? Saiba como o pode fazer! 

Quais são as vantagens e desvantagens?

A consolidação dos créditos traz consigo várias vantagens para quem está numa situação financeira mais frágil. Contudo, também traz alguns perigos associados.
Vantagens

  • Uma redução considerável da prestação comparativamente ao valor pago anteriormente por todas as prestações. A redução do valor dos seus créditos pode chegar aos 50 ou 60%;
  • A aplicação de uma única taxa de juro inferior às anteriores;
  • Uma única data de pagamento: se possui várias prestações mensais com diferentes datas de pagamento, terá maior praticidade no pagamento dado que só terá uma prestação com uma data de pagamento fixa;
  • Aumento do prazo de pagamento;
  • Liquidez adicional e maior estabilidade financeira: com o dinheiro que volta a ter disponível depois da redução das prestações mensais, é então possível começar a criar uma poupança ou fundo de emergência para situações imprevistas.

Desvantagens

  • Juros totais: um aumento do prazo do crédito, também significa mais tempo a pagar juros. Por isso, quanto maior for o prazo, maior tende a ser o custo total com os juros;
  • Maior tentação para o consumo: ter uma maior liquidez pode ser algo negativo para quem não consegue controlar os hábitos negativos de consumo. Existe por isso uma maior tentação em contrair novos créditos e usar o dinheiro disponível para despesas desnecessárias.

Como vimos, o crédito consolidado pode ajudar a construir uma maior segurança e estabilidade financeira, mas só quando é usado da melhor forma. Isto significa que deve olhar para o crédito consolidado como uma oportunidade para criar soluções, como uma poupança, por exemplo, que o salvaguardem de futuras situações financeiras mais frágeis.
_
Leia também: Como Calcular a Taxa de Esforço

Como conseguir o melhor crédito consolidado?

Para conseguir o melhor crédito consolidado, tal como em qualquer outro pedido de crédito, deve analisar qual das instituições de crédito lhe oferece as melhores condições. Para isso, deve ter uma atenção especial a estes aspetos:

  • Juros: consolidar os créditos só é uma boa opção se a taxa de juros do crédito consolidado for inferior à média das taxas de juros de todos os créditos. Tenha especial atenção com a TAEG oferecida para saber todos os reais custos do crédito: juros, impostos e comissões;
  • Prazo do pagamento: deve fazer contas e perceber se o prazo sugerido não significa que no final vai pagar muito mais. Deve aceitar um prazo que lhe seja vantajoso;
  • Peça ajuda especializada: este processo de análise e negociação pode ser um pouco penoso, especialmente para quem não sabe negociar com os bancos e não domina o assunto. O ideal é contar com ajuda de profissionais para encontrar a melhor solução para si. Pode preencher este formulário para receber uma proposta de crédito consolidado, sem qualquer custo.

Quando falamos de créditos, negociar é essencial. Um crédito consolidado nunca deve ser realizado sem uma análise aprofundada para perceber quanto é que isso lhe custará a longo prazo. Por fim, lembre-se que um crédito consolidado pode ser muito útil, mas é necessário que o use para poupar e melhorar a sua situação financeira. Caso contrário, não terá qualquer vantagem em fazê-lo.
_
Leia também: As Vantagens da Intermediação de Crédito

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *