Como poupar nas férias: siga estes 8 conselhos

Escrito por Conselhos do Consultor

02.07.21

}
6 min de leitura
Poupar nas férias

Ir de férias no verão não tem que ser sinónimo de grandes gastos. É possível poupar antes e durante para assim conseguir ter umas férias inesquecíveis sem grande impacto no seu orçamento familiar.

A tão aguarda época de férias no verão já começou para muitos portugueses. Para quem decide passar as férias fora de casa, esta pode ser uma altura de grandes gastos. Contudo, é possível aplicar algumas dicas para evitar uma desgraça no seu orçamento. Tudo passa por fazer um bom planeamento e ter alguma disciplina financeira. Conheça a seguir 8 conselhos que podem ajudar a poupar nestas férias.

COMO POUPAR NAS FÉRIAS

1) DEFINA UM ORÇAMENTO

O primeiro conselho, e talvez o mais importante, é a necessidade de um orçamento detalhado. Já sabe quanto dinheiro tem para gastar nestas férias? Se a resposta for não, então antes de começar a planear as férias, dedique algum tempo para perceber quanto é que pode gastar neste verão. Depois, comece a anotar todas as despesas que vai ter com as férias: viagens (carro, avião ou transportes públicos), estadia, refeições e por aí fora. Não se esqueça de contar com eventuais extras que podem surgir. Seja realista ao planear as suas férias para evitar um impacto negativo nas suas finanças. Ou seja, certique-se que tem uma boa margem financeira para fazer as férias desejadas. Caso contrário, faça algumas cedências e encontre opções mais acessíveis.

_

Faça download do nosso eBook gratuito com 110 Dicas de Poupança (inclui um Excel para controlo de gastos)

2) FAÇA UM PLANO DIÁRIO DAS FÉRIAS

Fazer um plano diário das férias vai permitir poupar dinheiro e tempo. Ainda que seja uma tarefa que pode exigir algumas horas (ou até dias), ao ter um plano de atividades diárias vai conseguir evitar gastos inesperados. Para isso, deve definir um roteiro com tudo detalhado: locais turísticos a conhecer, restaurantes, viagens necessárias e por aí fora. Ao pesquisar com antecedência pelos restaurantes, por exemplo, consegue perceber onde pode comer bem e a um preço acessível. O mesmo acontece ao definir as rotas das viagens, evitando gastos desnecessários com o carro ou transportes. Assim, para além de poupar dinheiro, ainda consegue poupar tempo e evitar as dores de cabeça de decidir tudo na hora.

3) APROVEITE TODOS OS DESCONTOS

No campo das férias, a palavra “antecedência” pode representar uma poupança muito significativa. Porquê? Porque com tempo consegue procurar por descontos e fazar melhores escolhas. Seja qual for o seu destino de férias, faça uma pesquisa e perceba se tem algum benefício por reservar online ou comprar antecipadamente bilhetes para as atrações turísticas. Verifique se tem algum cartão que ofereça descontos, como os cartões de fidelização das marcas ( Cartão Continente, por exemplo). Faça também uma pesquisa online dos museus e outras atrações turísticas e descubra se disponibilizam um dia com entrada livre (normalmente é aos domingos).

Mesmo que não conheça nenhum desconto em particular, use o Google ao seu favor e faça uma pesquisa livre como “desconto oceanário Lisboa” ou “desconto parque aquático Amarante”, por exemplo. Analise os resultados que aparecem e perceba se compensa. Por mais pequeno que seja o desconto, ao somar tudo vai conseguir uma poupança muito significativa. Não se esqueça de também aproveitar os descontos para os combustíveis caso vá viajar de carro. Se for de comboio, a CP oferece um desconto na compra antecipada de bilhetes.

_

Leia também: Cartões de Fidelização: uma boa opção para poupar?

4) SE POSSÍVEL, FAÇA REFEIÇÕES EM CASA

Alugou uma casa para passar as suas férias? Então evite almoçar e jantar todos os dias fora de casa. As refeições diárias em restaurantes implicam um gasto muito elevado. Mas atenção, não tem que passar as suas férias na cozinha. Opte apenas por fazer refeições leves em casa, que lhe permitam poupar algum dinheiro e não exijam horas na cozinha. Outra boa opção é o takeaway pois normalmente é mais acessível do que ir a um restaurante. Nos supermercados e hipermercados também encontra refeições prontas e muito acessíveis. Se as suas férias passarem pela praia, então opte por levar saladas e sandes. Além de serem práticas, não precisa de gastar muito dinheiro nem tempo para as fazer.

5) USE O IVAUCHER

Este ano pode usar um novo mecanismo de poupança do Governo – o IVAucher. Este mecanismo permite acumular o valor do IVA das despesas nos restaurantes (incluindo os serviços de takeaway e delivery), alojamentos (hotéis, alojamento e turismo local) e espaços de cultura (cinemas, teatros, etc). Ainda que não possa usar o IVA durante os meses de Verão, pode poupar ao acumular agora para depois descontar em despesas nesses setores em outubro, novembro e dezembro. Por isso já sabe, peça sempre a fatura para acumular o IVA. Entenda melhor como funciona o IVAucher.

_

Leia também: Saiba como consultar o saldo do IVAucher

6) VÁ DE FÉRIAS COM OS AMIGOS

Ir de férias com os amigos, não só pode transformar as suas férias num momento mais divertido, como também ajuda a poupar. Porquê? Porque assim pode reservar uma casa de férias e dividir o valor. O mesmo se aplica às viagens do carro e outros gastos como parque de estacionamento e até compras de supermercado. Para além disso, há ainda algumas atrações turísticas que oferecem descontos para grupos.

7) PEÇA RECOMENDAÇÕES

Conhece alguém que já visitou o lugar para onde vai de férias? Então peça-lhe opiniões dos locais mais económicos para comer ou ir às compras. Aproveite e peça opinião sobre os locais turísticos que definiu para perceber se valem a pena a visita e o investimento. Caso não conheça ninguém, faça uma pesquisa online sobre os diferentes locais e atrações turísticas. Atualmente existem muitos blogs de viagens com este tipo de informação.

8) ENVOLVA TODA A FAMÍLIA NA POUPANÇA

Se vai de férias com a sua família, então todos devem ajudar a poupar. Por isso, é importante que todos colaborem na elaboração de um plano de férias consciente, que respeite o orçamento familiar. Muitas vezes as exigências dos filhos acabam por significar gastos extra desnecessários. Por essa razão, é importante que os filhos se envolvam e percebam a importância de poupar e fazer algumas cedências. Isso não tem que ser sinónimo de umas férias menos divertidas. Com um bom planeamento em família é possível conseguir umas férias inesquecíveis sem a necessidade de visitar todos os parques aquáticos ou de diversões. Troque as opções mais caras pelas mais acessíveis como um passeio de bicicleta ou atividades desportivas na praia (há cada vez mais praias com atividades diárias gratuitas).

_

Leia também: Não consegue poupar? Estas 5 fórmulas podem ajudar!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *