5 Dicas para Poupar Dinheiro na Saúde

Escrito por Conselhos do Consultor

07.07.21

}
5 min de leitura
Poupar Saúde

As despesas com a saúde têm um grande impacto nas suas finanças? Estas 5 dicas podem ajudar a reduzir as despesas e a poupar algum dinheiro.

Quando o tema é saúde, não devemos cortar nos cuidados médicos para poupar dinheiro. Porém, para uma grande percentagem dos portugueses, as despesas com a saúde têm um grande impacto na vida financeira. Como consequência, acabam por adiar as consultas, o que depois pode trazer alguns problemas mais sérios. Para evitar que isso aconteça, reunimos neste artigo 5 dicas que, não só garantem o seu bem-estar, como também ajudam na saúde da sua carteira.

1) Cuide da sua Saúde

A primeira dica, e a mais importante, é ter um estilo de vida saudável. Já deve ter ouvido este conselho várias vezes, mas será que o aplica? Cuidar da sua saúde é bom para o seu bem-estar, mas também para a saúde da sua carteira. Ao adotar comportamentos saudáveis, consegue prevenir um conjunto alargado de doenças e melhorar a sua condição atual. Ou seja, consegue evitar vários gastos com consultas, tratamentos, medicação e por aí fora. Por isso, alimente-se bem, beba muita água, faça exercício físico e durma o suficiente.

Não se esqueça de cuidar da saúde mental: evite as correrias diárias porque só lhe causam stress, fuja dos conflitos e reserve algum tempo para cuidar de si (procure fazer alguma atividade do seu agrado, por exemplo). Lembre-se que a saúde mental tem um grande impacto na saúde física.

2) Visite regularmente o Médico de Família

Tem médico de família? Então não se esqueça de agendar as suas consultas de rotina e fazer os exames anuais necessários. Se ainda não tem médico de família, então informe-se do que precisa fazer junto do Centro de Saúde da sua zona de residência. Deve aproveitar estes cuidados médicos a custo reduzido ou até gratuitos, dependendo se tem isenção das taxas moderadoras. Em todo o caso, a aplicação das taxas moderadoras sofreu alterações e em 2021 não se aplicam às consultas Unidades de Saúde Familiar, por exemplo. Descubra quais são os serviços isentos de taxas moderadoras.

Fazer um check-up anual pode evitar um diagnóstico tardio de algum problema de saúde. Quanto mais avançado o estado da doença, mais dispendiosos podem ser os tratamentos ou medicamentos. Por isso, aproveite os cuidados médicos a custo reduzido do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

_

Leia também: Peça a Isenção das Taxas Moderadoras por Insuficiência Económica

3) Não descuide a Saúde Oral

As consultas no dentista e os tratamentos são bastante dispendiosos. A melhor forma de poupar é através da prevenção. Ou seja, deve consultar um dentista de 6 em 6 meses (tal como recomenda a Ordem dos Médicos Dentistas) ou sempre que detetar algum problema. Para além disso, não se esqueça de manter uma boa higiene oral. Ao detetar precocemente algum problema, evita gastos avultados com os tratamentos.

4) Poupe com um Seguro de Saúde

Neste momento deve estar a pensar que um seguro de saúde é mais uma despesa, e não uma forma de poupança. Contudo, deve olhar para o seguro de saúde como um investimento que lhe pode fazer poupar muito dinheiro em diversas situações. Ao ter um seguro de saúde, consegue facilmente aceder aos serviços médicos que necessitar, o que pode significar um diagnóstico precoce. Infelizmente as consultas de especialidade através SNS podem demorar vários meses, mas a sua saúde não espera. Ao aderir a um seguro de saúde, apenas paga parte do valor total das consultas, exames, análises ou tratamentos.

Porém, antes de aderir a um seguro de saúde, deve garantir alguns cuidados para evitar pagar mais do que o necessário:

  1. Escolha apenas as coberturas que realmente precisa. Quantas mais coberturas, mais caro é o seguro;
  2. Inclua o seu agregado familiar no seguro. São muitas as seguradoras que oferecem descontos para as famílias mais numerosas;
  3. Analise com cuidado o valor da franquia. A franquia corresponde à parte do valor da despesa que fica do seu lado. Por isso, quando menor for, maior será o prémio.
  4. Aproveite as vantagens das modalidade de pagamento. O pagamento anual do prémio pode ser mais vantajoso do que o pagamento em prestações.

Encontrar o seguro de saúde mais vantajoso pode ser um desafio. Por isso, o nosso conselho é que peça uma simulação gratuita ✍. A nossa rede de parceiros irá comparar diferentes opções de seguros e enviar-lhe uma proposta gratuita.

_

Leia também: 9 Vantagens de ter um Seguro de Saúde

5) Peça sempre a fatura com o NIF

As despesas de saúde podem ser deduzidas à coleta do IRS. Por isso, deve sempre pedir as faturas de todas as despesas em saúde com o seu Número de Identificação Fiscal (NIF). É possível deduzir 15% das despesas, até um limite máximo de 1000 euros, por agregado familiar. Pode deduzir várias despesas: consultas, internamentos hospitalares, tratamentos, medicamentos, aparelhos dentários ou óculos. Por isso, aproveite este benefício fiscal para poupar algum dinheiro.

Ao utilizar o seguro de saúde também terá direito a deduções em sede de IRS. Neste caso, cabe depois à seguradora enviar-lhe a declaração onde constam as despesas realizadas com os prémios.

_

Leia também: 7 Dicas a ter em conta antes de escolher um Seguro de Saúde

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *