Portal Infocursos – Consulte dados e estatísticas dos Cursos Superiores

Escrito por Cláudia Oliveira

28.07.21

}
3 min de leitura
Infocursos

A versão 2021 do portal Infocursos já está disponível. Se pretende ingressar no ensino superior, ou se conhece alguém nessa situação, esta plataforma pode ser uma boa ajuda na escolha do curso ou universidade.

O momento da candidatura ao ensino superior pode ser um verdadeiro desafio. A escolha de um curso superior pode definir o futuro de muitos estudantes e por isso é natural que surjam muitas dúvidas. No sentido de apoiar os estudantes nesse decisão, o Governo criou o portal Infocursos. Este portal disponibiliza dados e estatísticas sobre os diferentes cursos para que o estudante consiga tomar uma decisão informada sobre o seu percurso no ensino superior. Entenda a seguir como funciona o portal Infocursos.

O que é o Portal Infocursos?

O portal Inforcursos surge para apoiar os estudantes na sua transição para o ensino superior ou nível de ensino superior. O objetivo do Governo é disponibilizar dados e estatísticas dos anos anteriores para que os estudantes consigam analisar o sucesso do curso. A versão 2021 do portal Inforcursos foi lançada a 24 de julho de 2021. Nesta versão atualizada, os estudantes têm acesso à “informação sobre todos os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados integrados e mestrados 2.º ciclo do país”, tal como se pode ler no portal oficial do Governo. Estão assim disponíveis dados sobre cerca de 4043 cursos ministrados em 101 instituições de ensino superior. O Governo explica também que “a data de referência das estatísticas apresentadas é o ano letivo 2019/20”. Para além dos dados por curso, o portal Infocursos também apresenta estatísticas nacionais.

O portal Infocursos é gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com o apoio da Direção-Geral do Ensino Superior, e é atualizado anualmente. Para além do Infocursos, também foi criado o portal Infoescolas , onde é possível consultar os dados relativos ao 1º, 2º, 3º ciclo e secundário.

Como pesquisar no Portal Inforcursos

O portal Inforcursos é muito simples de utilizar:

1) Entre no portal Inforcursos;

2) Selecione o nível de ensino que pretende consultar: CTeSP (cursos técnicos superiores profissionais), Licenciatura, Mestrado Integrado ou Mestrado;

3) Preencha o campo “Estabelecimento” com o nome da universidade ou instituto (público ou privado);

4) Escolha a “Subunidade”. Ou seja, indique o nome da escola onde se insere o curso que pretende analisar. Por exemplo, o mestrado integrado de arquitetura da Universidade de Lisboa insere-se na Facultade de Arquitetura;

5) Clique onde diz “Pesquisar” para que apareçam todos os cursos disponíveis;

6) Por fim, selecione o curso pretendido para que apareçam todos os dados e estatísticas.

Se estiver em dúvida entre duas universidades, por exemplo, deve fazer esta pesquisa de forma individual. Ou seja, deve pesquisar o curso pretendido em cada universidade e depois comparar os dados e estatísticas entre as duas.

São vários os dados que pode consultar:

  • Como é que os alunos ingressaram no curso (1ª ou 2ª opção, mudança de curso, entre outros);
  • Distribuição dos alunos inscritos por nacionalidade;
  • Distribuição dos alunos inscritos por sexo;
  • Idades dos alunos inscritos no curso;
  • Onde estavam os alunos após o primeiro ano do curso. Ou seja, se permanecem no curso ou se trocaram, por exemplo;
  • Distribuição das classificações finais dos diplomados no curso;
  • Percentagem de recém-diplomados do curso que estão registados no IEFP como desempregados;
  • Últimas dissertações de mestrado registadas.

No separador “Dados do Curso”, também pode consultar todas as informações de ingresso (provas de ingresso, vagas nos anos anteriores, entre outras).

O objetivo do portal Infocursos é permitir que os estudantes tomem uma decisão de forma ponderada, analisando dados como o desemprego registado ou a taxa de desistência do curso, por exemplo. São muitas as variáveis registadas que permitem aos alunos escolher o curso e a instituição de ensino que melhor responde aos seus objetivos futuros.

_

Leia também: Calendário Escolar 2021/2022 – Anote todas as datas!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *