Casas Penhoradas – Como e onde comprar

Escrito por Cláudia Oliveira

30.07.21

}
4 min de leitura
Casas Penhoradas

Comprar casas penhoradas pode ser uma boa opção de investimento. Neste artigo explicamos-lhe onde e como pode comprar estes imóveis e quais os cuidados que deve ter antes de avançar.

Ter a casa penhorada ainda é uma realidade para muitas famílias portuguesas que entram em incumprimento com os seus encargos financeiros. Como consequência disso, as casas penhoradas acabam por ficar disponíveis para venda. Este é um negócio que habitualmente é mais vantajoso, principalmente pelo valor dos imóveis. Se esta a pensar comprar casa e esta é uma opção a considerar, então entenda a seguir como tudo funciona.

Comprar Casas Penhoradas – Como funciona?

De um forma resumida, as casas penhoradas são casas retiradas aos seus proprietários devido ao incumprimento das suas obrigações junto das entidades credoras. Quando isso acontece, os bancos, por exemplo, disponibilizam estas casas para venda normalmente a um preço inferior. Por essa razão, as casas penhoradas podem ser um bom investimento para quem quer comprar casa. Mas essa não é a única vantagem. Para além disso, é frequente existir uma maior facilidade na obtenção de Crédito à Habitação, spreads mais baixos, financiamento a 100% e até um prazo de crédito mais alargado. Há também a dispensa de algumas burocracias que lhe fazem poupar tempo e dinheiro.

Apesar de serem mais as vantagens do que as desvantagens, este tipo de imóveis também pode ter alguns contras. Em primeiro lugar, não terá muitas opções de escolha. Depois, existe sempre a possibilidade de encontrar a casa num mau estado de conservação. Por vezes o que está anunciado nem sempre representa a realidade da casa. Por essa razão, é preciso algum cuidado na escolha do imóvel, algo que deve ser sempre garantido seja ou não uma casa penhorada.

Onde comprar?

A venda de casas penhoras devide-se essencialmente em dois grupos de “vendedores”: o Estado e os Bancos.

CASAS PENHORADAS DO ESTADO

Relativamente ao Estado, é possível encontrar casas penhoradas em diferentes entidades:

1) Finanças

No Portal das Finanças é possível encontrar casas penhoradas mas com 3 modalidades de venda diferentes:

O leilão eletrónico é o mais simples pois só precisa de submeter uma proposta diretamente no portal. Já na carta fechada é necessário entregar um documento para apresentar a proposta, que depois será enviado para o serviço das finanças responsável pela casa. Por último, a negociação particular já envolve processos extrajudiciais avaliados por mediadores.

2) Segurança Social

Também a Segurança Social tem casas penhoradas disponíveis na Bolsa de Imóveis da Segurança Social. Neste caso, os as vendas são periódicas. Entre duas a três vezes por ano, a Segurança Social coloca casas em leilão através de um concurso público e define um valor base de venda. Depois, os interessados podem submeter propostas de valor igual ou superior ao valor base de venda. É possível apresentar simultaneamente mais do que uma proposta.

3) Outros

Ainda relativamente às casas penhoradas do Estado, é também possível comprar através do portal e-leilões.pt da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução. No portal Citius também encontra casas penhoradas. Depois, também as Câmaras Municipais colocam imóveis municipais em hasta pública. Para isso, deve ficar atento aos sites das diferentes Câmaras Municipais.

CASAS PENHORADAS DO BANCO

A compra de casas penhoradas aos bancos é muito mais simples do que ao Estado. Os bancos tendem a facilitar todo o processo pois não têm qualquer interesse em manter as casas por muito tempo. Para encontrar estas casas deve procurar no site de cada banco ou então junto das agências imobiliárias.

_

Leia também: Leasing Imobiliário: é uma boa opção para comprar casa?

Casas Penhoradas – Garanta alguns cuidados antes de comprar!

Apesar destas casas terem várias vantagens, é importante ter alguns cuidados antes de avançar. Em primeiro lugar, deve avaliar com cuidado o imóvel de forma a garantir que as informações do anúncio são verdadeiras. Para isso, o ideal é visitar a casa para verificar o seu estado. Aproveite e confirme se ninguém está a habitar a casa para evitar problemas futuros. Depois, pode pedir informações detalhadas à Conservatória do Registo Predial para confirmar os encargos existentes.

É também importante ter atenção ao Direito de Remição. Ou seja, deve confirmar se existem herdeiros do antigo proprietário da casa pois isso pode complicar a compra. Por último, faça bem as contas e perceba se está perante um bom negócio. Não se esqueça de contar com os impostos associados à compra de casa.

_

Leia também: Crédito à Habitação – A importância de ter um Intermediário de Crédito

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *