Eletricidade – Quem tem os preços mais baixos?

Escrito por Cláudia Oliveira

19.08.21

}
3 min de leitura
Preços Eletricidade

Acha que a eletricidade está cada vez mais cara? Então descubra no estudo da ERSE quais são os comercializadores e as ofertas com os preços mais competitivos atualmente.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou um comunicado onde analisa as ofertas de eletricidade para os consumidores domésticos. Esta análise foi feita “aos tarifários disponíveis depois da atualização do preço da tarifa de energia do mercado regulado, em 5 €/MWh, no dia 1 de julho de 2021″, conforme se pode ler no comunicado. Conheça a seguir os resultados.

Quais os comercializadores de eletricidade com os preços mais baixos?

Para concluir quais os comercializadores de eletricidade com preços mais competitivos, a ERSE realizou uma análise dividida por tipo de consumidor doméstico. Depois, para cada tipo, foi possível concluir qual o comercializador e respetiva oferta mais vantajosa.

CONSUMIDOR TIPO 1 | CASAL SEM FILHOS

Para este tipo de consumidor, 10 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da Goldenergy (Monoeletrico ACP 2021), com um valor de 33,0 euro/mês, que corresponde a um desconto de 11% e uma poupança mensal de 4,1 euros em relação à tarifa regulada. Logo de seguida encontra-se a EDP Comercial (Eletricidade – Desconto de Amigo) e em terceiro lugar a Endesa (Tarifa Simples – Plano Amigo).

Preços Eletricidade ERSE

CONSUMIDOR TIPO 2 | CASAL COM 2 FILHOS

A ERSE conclui que 11 comercializadores apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é novamente da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2021) com um valor de 81,3 euro/mês, que corresponde a um desconto de 12% e uma poupança mensal de 11,3 euros em relação à tarifa regulada. Logo de seguida encontra-se a EDP Comercial (Eletricidade – Desconto de Amigo) e em terceiro lugar a Endesa (Tarifa Simples – Plano Amigo).

Preços Eletricidade ERSE

CONSUMIDOR TIPO 3 | CASAL COM 4 FILHOS

Neste caso, são 11 os comercializadores que apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada. A oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da EDP Comercial (Eletricidade – Desconto Amigo), com um valor de 173,6 euro/mês, que corresponde a um desconto de 13% e uma poupança mensal de 25,2 euros em relação à tarifa regulada. Logo de seguida encontra-se a GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2021) e em terceiro lugar a Endesa (Tarifa e-luz&gás – Plano Amigo).

Preços Eletricidade ERSE

Pode consultar a análise detalhada da ERSE aqui.

_

Leia também: 8 Dicas para Poupar na Fatura de Eletricidade

Eletricidade – Como saber qual é a mais barata para o seu caso?

Embora o estudo da ERSE seja um bom indicativo, não se encaixa em todos os tipos de consumidores. Por essa razão, é preciso ter alguns cuidados a analisar o seu caso antes de decidir qual o comercializador mais vantajoso.

Uma boa ajuda são os simuladores disponibilizados pela DECO PROTESTE ou pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). Porém, no caso da DECO PROTESTE, é necessário ser subscritor para aceder ao simulador personalizado. Contudo, através da ERSE, pode fazer a simulação gratuita sem qualquer exigência prévia.

Aceda ao simulador aqui e escolha qual dos seguintes consumos necessita de comparar:

Simulador ERSE

Depois basta indicar algumas informações sobre o seu consumo e agregado familiar. Pode fazê-lo de forma rápida com apenas alguns dados ou personalizar toda a simulação para obter uma comparação mais fidedigna. No final, é apresentada uma lista detalhada das várias opções indicadas para o seu caso em particular.

Por fim, não se esqueça de seguir os conselhos da ERSE:

  • Verificar nas faturas se o valor que paga é maior ou menor que o do mercado regulado (esta é uma menção obrigatória que consta em todas as faturas);
  • Consultar e comparar as novas ofertas de mercado e, caso sejam mais favoráveis que o seu contrato, então contrate uma nova oferta/comercializador.

_

Leia também: Tem uma família numerosa? Peça a redução do IVA na eletricidade

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *