Crédito Habitação sem Fiador – É possível?

Escrito por Cláudia Oliveira

08.12.21

}
2 min de leitura
crédito habitação fiador

Precisa de um crédito habitação mas acha que é necessário ter um fiador? Descubra neste artigo se isso é sempre verdade.

Ao solicitar um crédito habitação à instituição bancária, esta fará uma avaliação à sua situação financeira e estabilidade profissional. O objetivo é avaliar a sua capacidade para assumir o pagamento do crédito. Em muitos casos, o banco pode exigir um fiador. Porém, em determinadas situações, é possível conseguir um crédito habitação sem fiador.

É possível contrair um crédito habitação sem fiador?

Por fiador entende-se a pessoa que se compromete a assumir a responsabilidade da dívida de outra pessoa. Ou seja, se o titular do crédito deixar de pagar as prestações, o banco irá cobrar ao fiador essa dívida. É comum que as instituição bancárias peçam um fiador ao cliente que contrai o crédito habitação como forma de garantia. Contudo, isso não é uma regra universal e pode sim conseguir um crédito habitação sem fiador.

O que deve compreender é que o banco precisa de avaliar a sua solvabilidade e o risco de entrar em incumprimento. E é mediante essa avaliação que pode ou não ser solicitado um fiador.

Quando é que pode então ser necessário um fiador?

  • Quando tem uma situação profissional instável (está há pouco tempo na empresa, não está efetivo, etc);
  • Quando os rendimentos também não são certos ou são reduzidos;
  • Existência de outras despesas regulares que pesam no orçamento familiar;
  • Se tem um histórico de dívidas de outros créditos (informação constante no Mapa de Responsabilidade de Crédito);
  • Se ultrapassa a taxa de esforço recomendada (a taxa de esforço varia de banco para banco, mas normalmente tem um limite máximo de 40%);
  • Quando não tem uma entrada de um valor considerável.

Se nada disto se aplicar ao seu caso e conseguir provar ao banco que tem estabilidade profissional, rendimento certo e bom historial no pagamento de outros créditos, então talvez consiga o crédito sem fiador. Ainda assim, deve ter em mente que ter fiadores para pedir um crédito habitação pode ser uma grande ajuda para conseguir aprovação por parte do banco. Por isso não encare a exigência de um fiador como algo a desconsiderar, mas sim como um normal procedimento de segurança dos bancos.

_

Leia também: Vai ser fiador de um Crédito Habitação? Saiba como se proteger

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.