2022: Novo ano traz subida de preços

Escrito por Conselhos do Consultor

30.12.21

}
4 min de leitura
preços 2022

Com a chegada de 2022, chegam também os novos preços de diferentes serviços e produtos. Descubra o que vai aumentar.

O início de um novo ano é sempre mercado pela entrada em vigor de alterações relativas aos preços dos serviços e produtos. Ainda não são conhecidas todas as alterações, mas nos serviços como eletricidade, telecomunicações, portagens ou transportes já foram comunicados os principais aumentos. De acordo com a Lusa, estes são os aumentos que já se conhecem para 2022:

ELETRICIDADE

Segundo o anúncio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no passado dia 15 de dezembro, o preço da eletricidade para as famílias do mercado regulado vai subir, em média, 0,2% em 2022. No comunicado pode ler-se que:

Para os consumidores que permaneçam no mercado regulado (que representam 5% do consumo total e 915 mil clientes), ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada, a variação média anual das tarifas transitórias de venda a clientes finais em baixa tensão é de 0,2%.

Contudo, a ERSE esclarece ainda que “em janeiro de 2022, os consumidores vão constatar uma descida média de 3,4% e relação aos preços em vigor em dezembro do corrente ano. Já os consumidores da tarifa social vão beneficiar de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais”.

Depois, no mercado liberalizado:

  • As tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir em média 2,4% em 2022, o que corresponde a um acréscimo na fatura das famílias de cerca de 90 cêntimos por mês, refletindo a subida dos custos da energia;
  • A Endesa vai manter os preços da eletricidade para as famílias e pequenos negócios em 1 de janeiro, disse à Lusa fonte oficial da comercializadora de energia no mercado liberalizado;
  • A Galp vai aumentar os preços da eletricidade a partir de 01 de janeiro, uma subida que rondará os 2,7 euros mensais para as potências contratadas mais representativas, adiantou à Lusa fonte oficial da empresa.

_

Leia também: Tem uma família numerosa? Peça a redução do IVA na eletricidade

RENDAS

Segundo o aviso do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicado em outubro, as rendas vão subir 0,43% em 2022. Isto representa um aumento de cerca de 43 cêntimos por cada 100 euros de renda. Importa acrescentar que o coeficiente de atualização é de 0,43% para os contratos de arrendamento rurais e urbanos para 2022, publicado em Diário da República.

PORTAGENS

O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, tendo em conta a taxa de inflação homóloga, sem habitação para outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

TRANSPORTES

De acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o preço dos transportes públicos a partir de 01 de janeiro de 2022 será atualizado em 0,57%. Já os preços dos passes sociais no Porto vão manter-se em 2022, segundo o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues. Por fim, os passes únicos Navegante, Municipal e Metropolitano vão manter o seu valor no próximo ano, de 30 e 40 euros, respetivamente, anunciou a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

TELECOMUNICAÇÕES

Fonte oficial da Nowo disse à Lusa que, “para o próximo ano, não estão previstas quaisquer atualizações de preço” pela operadora de comunicações eletrónicas. Já a Meo “procederá a uma atualização do preço base da mensalidade em tarifários/pacotes, com efeitos a 01 de janeiro de 2022, de acordo com as condições contratuais”, conforme explica a Lusa. Quanto às restantes operadoras, ainda não se conhecem os valores para o próximo ano.

_

Leia também: 6 Conselhos para reduzir a fatura das telecomunicações

INSPEÇÕES AUTOMÓVEIS

Os preços da inspeção obrigatória aumentam para estes valores em 2022:

TIPOLOGIA PREÇO (Euros)
Veículos Ligeiros 25,85
Veículos Pesados 38,69
Motociclos, triciclos e quadriciclos 13,02
Reboques e semirreboques 25,85
Reinspeção de inspeções 6,48
Atribuição ou reposição de matrícula 64,53
Extraordinária 90,25
Emissão de segunda via da ficha/certificado de inspeção 2,43

 

Importa esclarecer que, aos valores indicados, acresce o IVA à taxa legal em vigor. Assim, a nova tabela estabelece aumentos para todas as categorias em 2022.

_

Leia também: IRS 2022 – Quais as despesas que pode deduzir?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *