Comprar Casa em 2022 – O que deve saber antes de avançar!

Escrito por Cláudia Oliveira

04.01.22

}
4 min de leitura
Comprar casa 2022

Comprar casa é sempre um passo importante que exige muita ponderação. Se está a pensar fazê-lo em 2022, então este artigo pode ser uma boa ajuda para começar.

Tomar a decisão de comprar um imóvel exige sempre algum tempo de ponderação. Isto é especialmente verdade quando necessita de recorrer a um crédito habitação, não fosse este um compromisso financeiro de vários anos. Para além disso, a constante subida do preço dos imóveis não tem facilitado muito essa decisão. Independentemente disso, o mais importante neste processo é reunir toda a informação necessária, entender como tudo funciona e assim evitar precipitações.

Comprar casa em 2022 – O que é importante saber antes de avançar?

Em primeiro lugar, é necessário garantir duas coisas: uma situação financeira favorável e capital inicial disponível. Reunidas estas condições, é preciso saber escolher o melhor crédito habitação. Mas vamos por partes:

Tenha uma situação financeira favorável

Ter uma vida profissional e financeira estável é essencial para avançar para a compra de uma casa. Esse fator é bom para os dois lados: para si e para os bancos. Quanto mais estável for, maior a probabilidade de lhe concederem o crédito. Não se esqueça que o banco irá avaliar a sua solvabilidade antes de decidir. Ter um rendimento mensal e um vínculo laboral é algo importante. Para além disso, será mesmo a melhor opção adquirir um crédito habitação numa situação financeira e profissional instável?

Por outro lado, mesmo que tenha um emprego estável, é preciso garantir que não ultrapassa o limite da taxa de esforço. Ou seja, que não terá um elevado grau do esforço financeiro para assumir o crédito habitação. Por isso, não se esqueça também de calcular a sua taxa de esforço.

É preciso capital inicial disponível

As entidades financeiras só financiam parte do valor do imóvel, que, de acordo com o Banco de Portugal, não deve ir além dos 90%. Por isso, certifique-se que poupa algum dinheiro para dar, no mínimo, uma entrada de 10% do valor do imóvel. Depois, não se esqueça também que tem de assumir outras despesas obrigatórias, como por exemplo a escritura e os impostos (IMT e Imposto de Selo).

_

Leia também: Comprar Casa: quais são os impostos a pagar?

Compare diferentes propostas de crédito habitação

Se consegue garantir os dois pontos anteriores e decide avançar para a compra da casa em 2022, então precisa agora de pensar no crédito habitação. Encontrar o “melhor” crédito habitação não é uma tarefa simples. É preciso analisar várias condições como é o caso do spread, por exemplo. A par disso ainda terá que fazer algumas escolhas importantes, como é o caso da taxa fixa ou variável. Depois, não se esqueça de contar com os seguros obrigatórios associados ao crédito: seguro de vida e multirriscos habitação.

Quando analisar uma proposta de crédito pode sempre olhar para dois indicadores: TAEG e MTIC. Estes indicadores são apresentados nas propostas e refletem o custo total do empréstimo. A TAEG é a percentagem do montante solicitado que se destina anualmente aos encargos associados ao empréstimo (juros, seguros, comissões, entre outros encargos). O MTIC nada mais é do que a TAEG somada ao valor do montante total do empréstimo. Contudo, embora sejam bons indicadores, só são realmente úteis ao comparar propostas de crédito 100% idênticas nas condições, o que nem sempre se verifica.

Analisar propostas de crédito habitação não é uma tarefa simples para quem não compreende todas estas variáveis. Por esse motivo, na hora de encontrar o melhor crédito à habitação, o melhor é recorrer ao apoio de profissionais especializados no assunto. Para isso, o ideal é começar por pedir uma simulação gratuita para conhecer a melhor proposta de crédito habitação para o seu caso. 

_

Leia também: Como escolher a melhor proposta de Crédito à Habitação?

Comprar Casa em 2022 – Pondere e peça ajuda!

As boas escolhas de hoje, são as boas escolhas de amanhã. Comprar casa é talvez o maior passo que vai dar na sua vida financeira. Por essa razão, deve ser dado de forma muito ponderada e com a certeza de que pode assumir esse compromisso. Não hesite em pedir ajuda para fazer a escolha mais segura e vantajosa para si ou para a sua família.

_

Leia também: Crédito à Habitação – A importância de ter um Intermediário de Crédito

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.