Crédito habitação para imóveis eficientes: como funciona?

Escrito por Cláudia Oliveira

11.05.22

}
4 min de leitura
crédito habitação imóveis eficientes

O crédito habitação para imóveis eficientes é uma solução que garante condições especiais quando os imóveis têm elevada certificação energética e já está presente em alguns bancos.

Para muitas famílias a eficiência energética é um dos critérios na escolha da casa a comprar. Para além de estarem a ajudar na sustentabilidade ambiental, também estão a garantir maior conforto na casa e uma poupança significativa no consumo de energia. Contudo, conseguir uma casa com elevada eficiência energética também pode significar um investimento inicial mais elevado. Mas já há soluções no mercado que favorecem estes clientes ao oferecerem condições especiais no acesso ao crédito habitação. Apresentamos-lhe a seguir alguns dos exemplos de crédito habitação para imóveis eficientes.

Crédito Habitação para Imóveis Eficientes

O créditos habitação para imóveis eficientes ainda não é uma solução adotada por todas as instituições bancárias. Das ofertas disponíveis no mercado, as principais vantagens prendem-se com a bonificação ou redução do spread. Há também uma oferta que garante uma redução na taxa de juro fixa. Ao nível dos requisitos, é normalmente exigida a Certificação de Eficiência Energética  entre A e B. Relembramos que na escala o A+ representa o desempenho mais elevado e o F é atribuído quando a casa é pouco eficiente.

Para que entenda melhor com funciona este tipo de crédito, deixamos a seguir os exemplos do “Crédito Habitação Eficiente” do Bankinter e o “Crédito Habitação Sustentável” do Banco CTT.

Crédito Habitação Eficiente do Bankinter

O que é o Crédito Habitação Eficiente?

Uma solução de crédito que lhe permite poupar na mensalidade e ao mesmo tempo poupar o meio ambiente. O Crédito Habitação Eficiente promove a compra de casas com eficiência energética certificada, bem como a transferência de crédito associado a este tipo de imóveis, oferecendo condições especiais para imóveis que apresentem Certificado de Eficiência Energética igual ou superior a “A” para imóveis novos; e igual ou superior a “B-“para imóveis usados.

Quem pode pedir o Crédito Habitação Eficiente?

Clientes novos ou existentes, residentes ou não residentes de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que pretendam crédito para aquisição de habitação ou transferência do mesmo. Disponível para Habitação Própria Permanente, Habitação Própria Secundária e Habitação para Arrendamento, sendo exclusivo para novos contratos de crédito.

Que imóveis podem beneficiar deste crédito?

– Imóveis novos que apresentem Certificado de Eficiência Energética ≥ A

– Imóveis usados que apresentem Certificado de Eficiência Energética ≥ B-

Quais são as principais vantagens?

– Spread bonificado de 0,90%, independentemente do LTV e montante de financiamento.

– Redução de 0,15% na taxa de juro fixa, com prazo igual ou superior a 5 anos.

– Valorização do imóvel face às exigências de uma população cada vez mais atenta à eficiência energética e sustentabilidade do Planeta.

– Maior Capacidade de cumprir as suas responsabilidades uma vez que estes imóveis, por serem sustentáveis, apresentam menores despesas no consumo de energia.

_

Leia também: Revisão do Crédito Habitação: há bancos a fazer 0.9% de spread

Crédito Habitação Sustentável do Banco CTT

Em que consiste?

Se está a pensar comprar casa, e quer contribuir para um mundo mais sustentável, aproveite as condições especiais da campanha de Crédito Habitação Sustentável. Uma oportunidade que promove a compra de casa com classe energética mais elevada, oferecendo um desconto de 0,1% no spread do seu crédito.

Vantagens

– Redução de 0,1% no spread (desconto de 0,1% sobre o spread, mediante apresentação de Certificado Energético do imóvel dado como garantia com classificação energética A ou B);

– Válido para imóveis com certificação energética A e B (inclui imóveis com certificação energética A+ / A e B / B-);

– Oferta disponível nas finalidades de crédito habitação:

Aquisição

Transferências de crédito

Obras

Construção

Crédito complementar

_

Leia também: Como escolher a melhor proposta de Crédito à Habitação?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.