Como obter informações de um veículo através da matrícula

Escrito por Cláudia Oliveira

16.05.22

}
3 min de leitura

Precisa de obter informações sobre um determinado veículo? Se tiver consigo a matrícula, é possível obter algumas informações sobre qualquer veículo em circulação.

Para quem decide comprar um carro usado, um dos cuidados a ter é obter o histório desse mesmo veículo. É importante saber se o veículo está ou esteve envolvido em algum tipo de problema. Para algumas pessoas é também importante saber quantos proprietários o veículo já teve. Mas não é apenas nesta situação que a consulta de informações de um veículo é importante. Quando ocorre um acidente e há fuga do condutor, por exemplo, é possível descobrir quem é o proprietário. Para além disso, é também possível saber se um veículo tem ou não seguro. A única condição para aceder a estas informações é ter a matrícula do veículo em causa. Com essa informação, basta consultar algumas entidades, tal como explicamos a seguir.

Onde obter informações de um veículo através da matrícula?

1) Instituto dos Registos e Notariado (IRN) e Loja do Cidadão

No IRN ou nas lojas de Cidadão é possível obter informações sobre o histórico de propriedade do veículo. Com a informação da matrícula, vai então precisar de se dirigir a um balcão de atendimento físico e pode escolher entre:

A consulta de informação do veículo nestes serviços não é gratuita. Assim, para consulta do proprietário atual o preço é de 5 euros. A informação sobre o proprietário atual pode ser útil em situações em que o carro foi roubado e assim consegue saber se está ou não a negociar a compra com o proprietário.

Para saber quem foram os proprietários antigos e outras informações como penhoras ou reservas de propriedade, por exemplo, o preço é de 7 euros.

2) Automóvel Online

As informações obtidas no IRN ou na loja do Cidadão não foram suficientes? Então pode solicitar uma certidão permanente de registo automóvel no portal Automóvel Online. Neste caso o preço sobe para os 10 euros, mas consegue aceder a mais informações sobre o veículo, como é o caso da existência de ónus e encargos. Se o pedido for realizado num balcão o preço é de 17 euros.

Depois de realizar o pedido, recebe um código de acesso para aceder à informação disponibilizada online.

_

Leia também: Comprar Carro: simule e descubra o carro mais barato por quilómetro

3) Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)

Através da ASF é possível confirmar se o veículo tem o seguro em dia. Para isso basta preencher este formulário da ASF com os dados da matrícula.

Veículo Matrícula

Para além de conseguir saber se o veículo tem ou não seguro, também consegue saber qual é a seguradora e as datas relativas ao seguro. Com esta informação confirma assim se o veículo está legal em Portugal.

4) Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)

Também é possível confirmar online e de forma gratuita se o veículo tem a sua matrícula cancelada. Para isso só precisa de colocar a matrícula nesta página do portal do IMT.

Veículo matrícula cancelada (IMT)

_

Leia também: Tem o IUC por pagar de um carro que já não é seu? Saiba o que fazer!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.