Quer poupar no combustível? Opte pelas boleias partilhadas

Escrito por Cláudia Oliveira

21.06.22

}
3 min de leitura
Boleias partilhadas

Já ouviu falar de carpooling ou de partilha de boleia? Com esta solução pode viajar com outras pessoas e partilhar as despesas da viagem, como é o caso do combustível.

Para fugir ao aumento dos preços dos combustíveis, uma das soluções passa pela partilha de boleias. O sistema de partilha de boleias, também conhecido como carpooling, não é algo recente. Contudo, com a constante subida dos preços dos combustíveis, a procura por esta solução tem aumentado significativamente. Se ainda não sabe como funcionam as boleias partilhadas, então este artigo vai esclarecer-lhe as principais dúvidas.

Como funciona a boleia partilhada (carpooling)?

O carpooling chegou a Portugal há vários anos e veio resolver diferentes problemas. Com este sistema pode realizar uma viagem de carro com outras pessoas que precisam de chegar ao mesmo destino. Assim, é possível partilhar as despesas da viagem, como o combustível ou as portagens, e tornar a viagem muito mais económica. Para além disso, é também uma ajuda prática para quem não gosta de conduzir e ainda evita o desgaste do carro. Adicionalmente, é também um contributo para reduzir as emissões de gases poluentes.

Mas como funciona isto na prática? Em primeiro lugar, é possível organizar boleias partilhadas sem precisar de qualquer plataforma. Isto é possível nas deslocações para o trabalho, por exemplo. Neste caso acorda com os seus colegas a divisão das boleias e das despesas. Contudo, a solução do carpooling é muito mais do que isso. Esta solução funciona através de sites, aplicações móveis e até redes sociais. Os interessados, sejam condutores ou passageiros, registam-se nestas plataformas para encontrarem parceiros de viagem. Depois, devem partilhar o ponto de partida e o destino da viagem pretendida. No caso dos condutores, devem ainda indicar os lugares disponíveis no veículo. A partir daqui, é necessário acordar todos os pormenores da viagem: custos, horário de saída, contactos, eventuais paragens, entre outros detalhes.

Esta é uma solução que pode e deve ser usada diariamente nas boleias para o trabalho, por exemplo, ou de forma pontual para viagens de negócios ou férias. O único cuidado que deve ter é garantir que está a falar com pessoas de confiança, especialmente se optar por acordar a boleia em grupos nas redes sociais, por exemplo. Antes de viajar, informe sempre a sua família ou amigos e não se esqueça de lhes deixar os contactos/informações das pessoas com quem vai.

Quais são as plataformas de carpooling disponíveis em Portugal?

Como referimos anteriormente, as boleias partilhadas podem ser encontradas em sites, aplicações móveis e nas redes sociais. Dependendo da plataforma, poderá ou não ter que se registar. Conheça a seguir algumas dessas soluções:

Adicionalmente a estas plataformas, pode pesquisar no Facebook por grupos de boleias. Experimente pesquisar por “Boleias” na barra de pesquisa e terá alguns resultados de grupos ativos. Poderá ainda deixar o seu pedido de boleia com a indicação do dia e local de partida e chegada.

Carpooling e carsharing – Qual é a diferença?

O carpooling e carsharing são duas soluções para viagens, mas funcionam de forma diferente. O carpooling permite a partilha de boleias e o carsharing permite o aluguer de veículos de empresas ou de particulares. Na prática, a pessoa ou empresa coloca à disposição o veículo (carro, mota, bicicleta, etc) por um determinado período de tempo. Esta é uma solução mais vantajosa para quem não tem carro próprio ou para quem procura uma solução de transporte num determinado local.

_

Leia também: Quer poupar no combustível? Siga estes conselhos!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.