5 Dicas para alcançar o Sucesso Profissional em 2024

Escrito por Conselhos do Consultor

31.12.23

}
5 min de leitura
Sucesso Profissional

Aproveite a chegada do ano novo para repensar nas suas escolhas profissionais e investir na sua carreira. Conheça algumas dicas para alcançar o sucesso profissional em 2024.

Para alcançar o tão almejado sucesso profissional, não basta trabalhar muitas horas. O sucesso profissional envolve uma combinação de fatores, como é o caso do desenvolvimento contínuo das competências técnicas e interpessoais. A par disto, o conceito de sucesso profissional depende dos objetivos profissionais de cada pessoa e das suas prioridades. Há quem valorize mais o salário, há quem priorize a flexibilidade de horário. Independentemente das suas prioridades, o importante é investir e trabalhar para alcançar a satisfação e sucesso profissional. Apesar de não haver uma solução universal, é possível sugerir algumas dicas transversais a qualquer pessoa que procure melhorar a sua vida profissional.

5 Dicas para alcançar o Sucesso Profissional em 2024

1. Defina os objetivos profissionais

Para saber o que precisa de fazer, precisa de saber o que quer atingir. Por isso, o nosso primeiro conselho é que reflita e defina quais são os seus objetivos profissionais. É comum a maioria das pessoas deixar o tempo passar sem definir uma estratégia para a sua vida profissional. Acontece que, sem objetivos, a probabilidade é que se mantenha no mesmo emprego durante anos sem mudanças muito significativas.

O importante aqui é definir um objetivo claro. Por exemplo: mudar de emprego, melhorar as condições salariais no emprego atual, trabalhar por conta própria, conseguir flexibilidade de horário, etc. Independentemente do objetivo, o importante é saber qual é para então traçar um plano para o alcançar.

2. Invista no desenvolvimento contínuo de competências

Conhecimento nunca é demais. Por isso, se quer continuar a evoluir e alcançar o sucesso profissional, não deve parar de aprender. Mesmo que não tenha muita disponibilidade financeira, isso não deve ser um impeditivo para deixar de aprender. Atualmente existem vários recursos gratuitos e online para aprender sobre as mais variadas áreas. Comprar ou reservar livros às bibliotecas também é uma boa opção. Claro que, em algumas áreas e competências, investir num curso pode fazer toda a diferença.

Outra opção é aprender através de diferentes plataformas online que disponibilizam formações e cursos, com opções pagas e também gratuitas. Deixamos alguns exemplos:

Estes exemplos de plataformas incluem cursos das mais variadas áreas. Contudo, consoante a competência que quer desenvolver, o nosso conselho é que faça uma pesquisa personalizada.

_

Leia também: Curso de Crédito Habitação do Conselhos do Consultor

3. Mantenha o currículo atualizado

Mesmo que não esteja à procura de um novo emprego, isso não significa que as oportunidades não apareçam. Por isso, é sempre uma boa estratégia ter o currículo pronto a enviar. A par disso, não se esqueça que pode diferenciar o currículo. Deixamos algumas dicas que podem ajudar:

  • Cuide da estrutura: evite criar um CV com várias páginas e com textos muito longos. Inclua apenas a informação mais importante para a oferta a que se vai candidatar e tenha o cuidado de ordenar essa informação pela sua relevância;
  • Cuidado com o design: diferenciar o seu CV é importante, mas não se esqueça de respeitar algumas regras como o tamanho e tipo de letra ou a cor de fundo. Ou seja, certifique-se que deixa o CV legível. Pode recorrer à ajuda de um designer ou usar os modelos de CV disponíveis online. Em plataformas como o Canva, por exemplo, consegue gratuitamente adaptar um modelo e usá-lo. O Microsoft Word também já tem modelos de CV gratuitos. Por isso, não há desculpas para ainda usar um design ultrapassado ou demasiado complexo;
  • Crie um CV online: ter um CV e um portefólio online pode ser uma boa ideia, especialmente nas áreas relacionadas ao design, ilustração, fotografia e até escrita. Mesmo para outras áreas, ter um website onde apresenta o seu CV é uma boa opção para se diferenciar.

4. Cuide de si e da sua saúde mental e física!

Esta é a dica chave para tudo na vida – cuidar da sua saúde física e mental. Não se engane ao achar que o correto é trabalhar horas e horas seguidas, descansar pouco ou sujeitar-se a situações de stress constante. Isso vai afetar a sua produtividade, motivação e, consequentemente, a sua satisfação profissional. Por isso, reserve tempo para cuidar de si. As dicas são básicas, mas infalíveis:

  • Pratique desporto de forma regular;
  • Alimente-se de forma saudável;
  • Durma e descanse o suficiente;
  • Tenha um hobby que alivie o stress do dia a dia;
  • Fomente relações saudáveis no trabalho e em casa;
  • Não hesite em procurar ajuda de um psicólogo ou outro profissional se sentir que a sua saúde mental e física está debilitada.

Lembre-se: quanto mais saudável e feliz se sentir, mais produtivos serão os seus dias e mais motivação terá para alcançar os seus objetivos profissionais.

5. Invista no Networking

Como está a sua atual rede de contactos? Sejam colegas de curso ou colegas do emprego antigo, é importante que mantenha uma relação próxima com as pessoas que vai conhecendo ao longo da vida. Muitas vezes as oportunidades surgem pela recomendação de outras pessoas.

Se é uma pessoa sociável e normalmente adere aos eventos da sua área profissional, aproveite então esse momento para estabelecer novos contactos.

_

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *