6 Apps para Gerir as suas Finanças Pessoais

Escrito por Conselhos do Consultor

17.08.23

}
6 min de leitura
Apps de Finanças Pessoais

Quer ter uma visão geral do seu dinheiro e controlar todas as despesas? Então opte por utilizar uma aplicação e controlar tudo num só local.

São cada vez mais as aplicações disponíveis para gerir as finanças pessoais e controlar tudo o que acontece com o seu dinheiro. Desde simples aplicações de registo manual de despesas até à agregação de contas bancárias, há uma infinidade de oferta de funcionalidades. Muitas são gratuitas, outras têm planos de subscrição pagos. Como não é possível escolher a melhor aplicação, reunimos uma lista com seis sugestões de aplicações de gestão de finanças pessoais, sem esquecer as aplicações desenvolvidas pelas empresas portuguesas.

6 Aplicações para Gerir as suas Finanças Pessoais

1) Boonzi

Boonzi

Imagem retirada de boonzi.pt

O Boonzi é uma aplicação 100% portuguesa, o que pode ser um facto importante pois está adaptada à realidade nacional. Nesta aplicação consegue:

  • Acompanhar todas as despesas através de relatórios detalhados;
  • Criar e acompanhar orçamentos mensais e definir limites de despesa por categoria;
  • Registar manualmente e/ou importar despesas através do extracto do banco;
  • Conhecer em detalhe os hábitos de consumo pessoais e do agregado familiar;
  • Definir objetivos de poupança.

O Boonzi pode ser adquirido online por qualquer pessoa, através de boonzi.pt. Pode optar pela versão desktop ou pela aplicação móvel e experimentar gratuitamente durante 30 dias para conhecer e testar o software antes de decidir pagar. Por ter uma versão desktop, pode ser uma boa solução para quem prefere fazer a gestão das suas finanças pessoais no computador.

2) YNAB (You Need a Budget)

You Need a Budget

Imagem retirada de ynab.com

A aplicação You Need a Budget é considerada uma das melhores e mais completas aplicações de gestão de finanças pessoais. Para além das funcionalidades de controlo das despesas e do orçamento, tem uma vertente focada na liquidação das dívidas. Para além disso, tem recursos pedagócios para ensinar o utilizador a gerir o dinheiro da melhor forma, evitando gastos avultados e novas dívidas. Importa referir que não é uma aplicação portuguesa.

A You Need a Budget pode ser utilizada na versão desktop em ynab.com e pode ser feito o download para telemóvel ou tablet na App Store ou na Google Play. Pode experimentar gratuitamente durante 34 dias para conhecer e testar a aplicação.

3) Wally

Wally

Imagem retirada de wally.me

A aplicação Wally também não é uma aplicação portuguesa, mas é uma das aplicações gratuitas mais conhecidas e utilizadas. Na aplicação é possível organizar e categorizar os diferentes gastos e registar as despesas através de fotografias das faturas. Para além disso, também tem um “assistente financeiro” que permite ao utilizador obter conselhos sobre investimentos ou poupança, por exemplo.

A Wally está disponível através da App Store ou Google Play e não tem qualquer custo. Em wally.me encontra mais informações sobre esta aplicação.

4) Dabox

Dabox

Imagem retirada de dabox.pt

A Dabox é uma aplicação portuguesa desenvolvida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Apresenta-se como o “Personal Trainer Financeiro” que agrega todas as contas bancárias. É por isso uma aplicação mais indicada para controlar saldos e movimentos bancários, organizar gastos por categorias e definir limites. Também disponibiliza dicas e alertas em função das despesas previstas e objetivos. Por ser um aplicação mais direcionada para a agregação das contas bancárias, é necessário associar pelo menos uma conta bancária.

Apesar da criação pertencer à CGD, a aplicação está disponível para qualquer utilizador, de qualquer banco. A adesão à app é gratuita e pode ser feita através da App Store ou da Google Play. Em dabox.pt encontra mais informações sobre esta aplicação.

5) Toshl Finance

Toshl Finance

Imagem retirada de toshl.com

A aplicação Toshl Finance não é portuguesa, mas está disponível em 10 idiomas, incluindo o português (Brasil). Uma das funcionalidades de destaque desta aplicação é o facto de estar adaptada a diferentes moedas, incluindo as criptomoedas. Para além disso, permite:

  • Controlo das despesas e rendimentos (o registo pode ser manual ou automático através da associação à conta bancária). Em Portugal, a aplicação permite a integração com 44 instituições bancárias/financeiras.
  • Categorização das despesas de forma automática;
  • Orçamentos personalizados consoante os objetivos;
  • Sincronização de dados automática em vários dispositivos, o que permite ao utilizador utilizar a aplicação em diferentes dispositivos.

A Toshl Finance tem uma versão gratuita e outra premium. Pode optar pela versão desktop em toshl.com (só necessita de criar uma conta) ou então pela aplicação móvel disponível na App Store e no Google Play.

6) Google Sheets

Google Sheets

Imagem retirada de google.com

Não precisa de usar uma aplicação muito complexa para gerir as suas finanças. Em alternativa às aplicações apresentadas, pode gerir todas as informações no Google Sheets. Para utilizar esta opção, apenas precisa de uma conta gmail. Depois, pode aceder ao Google Sheets em qualqer dispostivo (os dados são atualizados automaticamente). Pode optar por instalar a app no telemóvel (Google Play ou App Store) ou aceder ao ficheiro (folha de cálculo) através do Google Drive. Para além disso, pode partilhar com toda a família.

Para utilizar na gestão das suas finanças pessoais, pode adaptar um modelo de folha de cálculo disponível online. No nosso ebook gratuito tem acesso a um modelo de Excel de controlo de gastos que pode importar para o Google Sheets. Em alternativa, pode criar a folha de cálculo do início e inserir todos os campos que quer controlar: despesas, rendimentos, objetivos de poupança, entre outros. Esta opção tem a vantagem de ser gratuita e personalizável e a desvantagem de ser menos automatizada.

Outras Aplicações

Para além das seis opções, pode e deve explorar outras aplicações, como por exemplo:

_

Leia também: Apps da AT – 5 aplicações das Finanças que deve conhecer!

Aplicações de Finanças Pessoais – Qual escolher?

Escolher a “aplicação certa” não é uma tarefa simples, até porque isso dependerá muito dos seus objetivos e até das suas preferências enquanto utilizador. Precisa de uma aplicação só para anotar despesas? Quer associar os cartões bancários e controlar tudo num só local? Precisa de usar a versão desktop? Usar a aplicação em inglês não é uma opção? Não quer pagar nada? Ao responder a estas perguntas, consegue fazer uma seleção da aplicação que melhor corresponde às suas necessidades.

Por fim, o nosso conselho é que experimente. Muitas são gratuitas, outras disponibilizam um período gratuito para experimentar. Para além disso, procure ler as críticas no Google Play ou na App Store.

_

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

6 Comments

  1. Ana Victorazzi

    Eu indico a Olivia, inteligência artificial e economia comportamental pra ajudar a mudar diariamente hábitos financeiros. Não é um app de controle, mas de recomendação personalizada. Amo!

    Reply
    • CFinanceiro

      Obrigado, Ana!

      Reply
  2. Filipe

    O mobilis também é muito bom!

    Reply
    • CFinanceiro

      Obrigado, Filipe!

      Reply
  3. Pedro Pico

    O nome do programa deve ser “GnuCash”.

    O post correcto é o seguinte:

    Óptimo artigo!

    Utilizei durante duas décadas o programa Money da Microsoft.

    Depois de este programa ter sido descontinuado, optei por utilizar o programa GnuCash (gratuito).
    https://www.gnucash.org/

    O GnuCash é um programa de dupla entrada, uma para o débito e outra para o crédito, e a soma do débito e do crédito deve corresponder.

    Reply
  4. Pedro Pico

    Óptimo artigo!

    Utilizei durante duas décadas o programa Money da Microsoft.

    Depois de este programa ter sido descontinuado, optei por utilizar o programa GnuCash (gratuito).
    https://www.gnucash.org/

    O GnuCash é um programa de dupla entrada, uma para o débito e outra para o crédito, e a soma do débito e do crédito deve corresponder.

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *