Allianz Portugal nasceu em 1999 da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz em todo o mundo, após a tomada de controlo do Grupo AGF.
A sua pequena longa história é, deste modo, o resultado das datas mais importantes de cada uma das empresas que estiveram na sua origem: a Sociedade Portuguesa de Seguros (SPS) e a Portugal Previdente (PP).
SPS – 1900
2 de Maio de 1900
Fundação da SPS – Sociedade Portuguesa de Seguros. A sua atividade orientou-se inicialmente para os seguros Terrestres e de Incêndio, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros de Vida e Não-Vida.
PP – 1907
4 de Março de 1907
Constituição da Portugal Previdente. A sua atividade orientou-se inicialmente para os seguros de Vida e Rendas Vitalícias, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros Vida e Não-Vida.
SPS – 1927
A SPS passa a fazer parte do Grupo AGF – Assurances Générales de France, um ano após ter integrado a Companhia de Seguros Previdência.
PP – 1934
A Portugal Previdente integra o grupo italiano RAS – Riunione Adriatica di Sicurtà.
PP – 1989
O Grupo Allianz torna-se acionista maioritário da RAS. A Portugal Previdente passa assim, também, a fazer parte do Grupo Allianz.
SPS – 1996
A Sociedade Portuguesa de Seguros adquire as operações em Portugal da PFA, Companhia do Grupo Athéna.
SPS – 1997
Final de 1997
O Grupo Allianz adquire o controlo do Grupo AGF, que por sua vez acabara de tomar o controlo do Grupo Athéna.
PP – 1997
A Social e a Scottish Union Portugal fundem-se por incorporação com a Portugal Previdente. O Grupo BPI, que detinha o capital daquelas Companhias, torna-se em contrapartida um acionista importante da Portugal Previdente, na base de um acordo de parceria com o Grupo Allianz.
1999
A Allianz Portugal nasce da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz em todo o mundo, após a tomada de controlo do Grupo AGF.