Apoio Extraordinário – Quem tem direito ao apoio de 240€?

Escrito por Cláudia Oliveira

15.12.22

}
2 min de leitura
Apoio Extraordinário

O Governo anunciou um novo apoio extraordinário de 240 euros para ajudar as famílias mais vulneráveis.

O Governo decidiu avançar com um novo apoio extraordinário no valor de 240 euros. O objetivo é apoiar as famílias mais vulneráveis numa altura em que o custo de vida continua a aumentar. Relembramos que há cerca de dois meses foi atribuído um apoio extraordinário de 125 euros. Contudo, desta vez os beneficiários não são os mesmos.

Apoio Extraordinário – Quem tem direito ao apoio de 240 euros?

Segundo o primeiro ministro, o novo apoio destina-se às famílias economicamente vulneráveis. Assim, têm direito ao apoio extraordinário as famílias que beneficiam da tarifa social de energia ou que recebem alguma prestação social mínima, como por exemplo:

Relembramos que a tarifa social de energia é atribuída a quem recebe alguma prestação social e às famílias com um rendimento igual ou inferior ao rendimento anual máximo de 5.808 euros.

Como e quando será pago o novo apoio?

O apoio extraordinário vai começar a ser pago a partir do dia 23 de dezembro e o pagamento deve chegar a todas as famílias até ao final do mês. Cabe à Segurança Social atribuir e pagar o apoio numa única prestação.

Nota importante: o pagamento será realizado por transferência bancária para quem registou o número de identificação da conta bancária no portal da Segurança Social Direta. Para as restantes casos, o apoio será pago por vale postal.

Como registar o IBAN na Segurança Social

1) Aceda ao portal da Segurança Social Direta e inicie sessão. Pode fazê-lo através do seu NISS e palavra-chave ou então através da Chave Móvel Digital;

2) Na secção “Perfil” escolha a opção “Conta bancária”:

Registar IBAN na Segurança Social

3) Clique no botão “Indicar nova conta“, preencha os dados do IBAN (o BIC/SWIFT é gerado automaticamente) e clique em “Gravar“. Caso verifique que já tem o IBAN registado, confirme apenas se está atualizado.

A conta bancária é atualizada no imediato. Se clicar em “Ver detalhe” à frente do IBAN, consegue confirmar se os dados estão todos corretos.

Registo IBAN na Segurança Social

_

Leia também: Crédito Habitação- Perguntas e respostas sobre as medidas de apoio

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *