App Segurança Social + Próxima

Escrito por Conselhos do Consultor

01.12.23

}
2 min de leitura
Segurança Social + Próxima

A Segurança Social tem uma aplicação móvel que permite o acesso a alguns dos seus principais serviços. Conheça a app “Segurança Social + Próxima”.

Não é novidade que os serviços públicos nos últimos anos têm inovado no atendimento dos cidadãos. Muitas das medidas de inovação são impulsionadas pelo programa SIMPLEX do Governo, um programa que visa a modernização dos serviços públicos. Foi no seguimento do SIMPLEX 2018 que surgiu a aplicação móvel “Segurança Social + Próxima”. Se ainda não usa esta app, descubra a seguir quais são as funcionalidades disponíveis.

App Segurança Social + Próxima – Como funciona?

App Segurança Social + Próxima

Segundo explica a Segurança Social a aplicação permite:

  • Consultar e alterar as autorizações de débito direto para pagamento das contribuições mensais dos profissionais independentes;
  • Consultar os valores a receber e o dia previsto de pagamento das prestações sociais, como por exemplo, subsídio de desemprego, subsídio de doença, subsídio de maternidade e paternidade, pensões, etc;
  • Consultar os valores a pagamento, como contribuições correntes, coimas e custas, dividas em execução fiscal, acordos e planos prestacionais, etc;
  • Inativar as autorizações de débito em conta e consultar as próximas cobranças.
  • Consultar os documentos de pagamento emitidos automaticamente e a referência para pagamento;
  • Pedir ou renovar o Cartão Europeu de Seguro de Doença;
  • Aceder à caixa de mensagens da Segurança Social Direta;
  • Sincronizar o calendário de eventos Segurança Social com a Agenda do dispositivo móvel.

Esta aplicação é especialmente importante para quem tem obrigações e pagamentos regulares à Segurança Social. Exemplo disso são os trabalhadores independentes que precisam de pagar as contribuições mensais e que não aderiram ao débito direto. Com a app instalada no telemóvel, é mais fácil controlar essas obrigações.

A aplicação Segurança Social + Próxima está disponível no Google Play e na App Store. Para usar aplicação vai precisar de usar os dados de acesso da Segurança Social Direta ou os meios de Autenticação.gov, como é o caso da Chave Móvel Digital.

Importa relembrar que a Autoridade Tributária (AT) também disponibiliza alguns dos seus serviços em aplicações móveis. Conheça as 5 aplicações das AT!

_

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *