Centros de Saúde com horário alargado e complementar

Escrito por Cláudia Oliveira

01.12.22

}
2 min de leitura
Horário alargado Centros de Saúde

Para diminuir a procura dos serviços de urgência, o Governo decidiu alargar o horário em vários centros de saúde.

No âmbito do Plano Estratégico do Ministério da Saúde (MS) para a Resposta Sazonal em Saúde, foram alargados os horários de 176 centros de saúde em Portugal. O objetivo é garantir uma resposta às situações de saúde não emergente, diminuindo a procura pelos serviços de urgências nos meses de outono e inverno. A mudança do horário dos centros de saúde pode acontecer de duas formas: horário alargado em dias úteis ou abertura ao fim-de-semana e feriados.

Quais são os centros de saúde com horário alargado?

Os novos horários dos centros de saúde podem ser consultados no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Depois de aceder ao portal, deve seguir este caminho: Medidas prioritárias > Medidas para o Cidadão/Comunidade. Depois, só tem de escolher a região que pretende consultar.

Horário alargado centros de saúde

De acordo com o comunicado do Governo, a atualização no portal “será feita regularmente, para permitir um melhor conhecimento e colaboração de todos os utentes e suas famílias no uso adequado dos serviços de saúde”.

Antes de recorrer ao centro de saúde, deve primeiro ligar para o SNS 24 (808 24 24 24), para que seja feita a devida triagem.

Via verde ACeS

O Governo também colocou em vigor o Via verde ACeS nos serviços de urgência. Este serviço permite que os utentes triados como não urgentes nos hospitais, sejam encaminhados para os centros de saúde. O atendimento a estes utentes é garantido num prazo de 24 horas, com uma hora agendada. Para estes casos, não há lugar ao pagamento de taxas moderadoras.

Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte:

_

Leia também: Seguro de Saúde – Perguntas e Respostas

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *