Já foi anunciada a 13.ª edição do Concurso Todos Contam, um concurso que elege os melhores projetos de educação financeira das escolas.
O concurso Todos Contam é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e do Ministério da Educação. O objetivo deste concurso é incentivar o desenvolvimento de projetos de educação financeira nas escolas.
O calendário de apresentação das candidaturas para o ano letivo 2024/2025 é diferente das editações anteriores. Nos últimos anos o período de candidaturas estendia-se entre os meses de agosto, setembro e outubro. Para o próximo ano letivo, o período de candidaturas começa no início do ano 2025, entre 14 de janeiro e 14 de fevereiro.
Concurso Todos Contam – Como funciona?
Segundo a informação disponível no portal do Cliente Bancário, o concurso Todos Contam atribui os seguintes prémios:
- “Prémios Escola” para distinguir os melhores projetos de educação financeira, a implementar nos estabelecimentos de educação e ensino durante o ano letivo de 2024/2025:
- São atribuídos cinco “Prémios Escola”: um para a educação pré-escolar, um por cada ciclo do ensino básico e um para o ensino secundário;
- Pode também ser atribuído um prémio de continuidade para distinguir projetos plurianuais que tenham participado no Concurso Todos Contam ao longo de três edições consecutivas.
- “Prémio Professor(a)” para distinguir um(a) docente que se tenha destacado na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores.
Podem concorrer a este concurso os agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos e escolas profissionais que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário. Na categoria de professor podem concorrer docentes dos estabelecimentos de educação e ensino que tenham implementado projetos de educação financeira em anos anteriores.
Onde submeter a candidatura?
As candidaturas para as duas categorias devem ser enviadas entre 14 de janeiro e 14 de fevereiro de 2025 para concurso@todoscontam.pt. É necessário enviar a ficha de candidatura devidamente preenchida disponível no regulamento do concurso.
Quais são os requisitos?
Conforme consta no portal do Cliente Bancário, os projetos a concurso devem:
- Sensibilizar para a importância da literacia financeira no quotidiano;
- Promover atitudes e comportamentos financeiros adequados;
- Desenvolver conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões financeiras;
- Aprofundar conhecimentos e promover comportamentos adequados na utilização dos serviços financeiros digitais;
- Promover a resiliência financeira e a criação de hábitos de poupança;
- Sensibilizar para o impacto das decisões financeiras na sustentabilidade;
- Estimular a utilização dos recursos pedagógicos do Plano Nacional de Formação Financeira, como os Cadernos de Educação Financeira e os conteúdos e ferramentas disponíveis no portal Todos Contam.
As candidaturas “devem ainda reger-se pelos Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira do Plano”, tal como explica o Banco de Portugal.
Importa acrescentar que nesta edição a avaliação terá em consideração o projeto de educação financeira previsto para todo o ano letivo e as atividades realizadas à ao início do período de candidaturas.
_
Leia também: Como promover a literacia financeira nos jovens?
Qual é o prémio?
Cada um dos prémios, escola e professor(a), corresponde a livros e materiais escolares no valor de 1000 euros. Segundo o Banco de Portugal “os prémios atribuídos na categoria ‘Prémios Escola’ serão entregues em duas fases: metade do valor do prémio é será atribuída após o anúncio oficial dos vencedores e outra metade após o final do ano letivo 2024/2025, mediante prova da efetiva implementação dos projetos”.
O anúncio dos vencedores decorrerá na Semana da Formação Financeira em março de 2025 dinamizada pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte o
- Informação disponível no portal do Cliente Bancário
- Informação disponível no portal Todos Contam
- Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira
- Regulamento da 13.ª edição do concurso Todos Contam
_