Concurso Todos Contam – Candidaturas abertas!

Escrito por Conselhos do Consultor

11.08.23

}
3 min de leitura
Concurso Todos Contam

Estão abertas as candidaturas para a 12.ª edição do Concurso Todos Contam que elege os melhores projetos de educação financeira das escolas.

O concurso Todos Contam é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e do Ministério da Educação. O objetivo deste concurso é incentivar o desenvolvimento de projetos de educação financeira nas escolas. As candidaturas para o ano letivo 2023/2024 (12.ª edição) já abriram.

Concurso Todos Contam – Como funciona?

Segundo a informação disponível no portal do Cliente Bancário, o concurso Todos Contam atribui os seguintes prémios:

  1. Prémios Escola” para distinguir os melhores projetos de educação financeira, a implementar nos estabelecimentos de educação e ensino durante o ano letivo de 2023/2024:
    1. São atribuídos cinco “Prémios Escola”: um para a educação pré-escolar, um por cada ciclo do ensino básico e um para o ensino secundário;
    2. Pode também ser atribuído um prémio de continuidade para distinguir projetos plurianuais que tenham participado no Concurso Todos Contam ao longo de três edições consecutivas.
  2.  “Prémio Professor(a)” para distinguir um(a) docente que se tenha destacado na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores.

Podem concorrer a este concurso os agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos e escolas profissionais que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário. Na categoria de professor(a), podem concorrer docentes dos estabelecimentos de educação e ensino que tenham implementado projetos de educação financeira em anos anteriores.

Onde submeter a candidatura?

As candidaturas para as duas categorias devem ser enviadas até ao dia 6 de outubro de 2023 para concurso@todoscontam.pt.  É necessário enviar a ficha de candidatura devidamente preenchida disponível no regulamento do concurso.

Quais são os requisitos?

Conforme consta no portal do Cliente Bancário, os projetos a concurso devem:

  • Sensibilizar para a importância da literacia financeira no quotidiano;
  • Promover atitudes e comportamentos financeiros adequados;
  • Desenvolver conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões financeiras;
  • Aprofundar conhecimentos e promover comportamentos adequados na utilização dos serviços financeiros digitais;
  • Promover a resiliência financeira e a criação de hábitos de poupança;
  • Sensibilizar para o impacto das decisões financeiras na sustentabilidade;
  • Estimular a utilização dos recursos pedagógicos do Plano Nacional de Formação Financeira, como os Cadernos de Educação Financeira e os conteúdos e ferramentas disponíveis no portal Todos Contam.

As candidaturas “devem ainda reger-se pelos Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira do Plano”, tal como explica o Banco de Portugal.

_

Leia também: Como promover a literacia financeira nos jovens?

Qual é o prémio?

Cada um dos prémios, escola e professor(a), corresponde a livros e materiais escolares no valor de 1000 euros. O anúncio dos vencedores decorrerá na Semana da Formação Financeira 2023, dinamizada pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros na semana de 30 de outubro a 3 de novembro.

Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte o

_

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *