Crédito Habitação: 7 motivos para pedir ajuda a um intermediário de crédito

Escrito por Cláudia Oliveira

30.08.22

}
4 min de leitura
Crédito Habitação e Intermediário de Crédito

Procura um crédito à habitação? Pedir ajuda a um intermediário de crédito pode fazer toda a diferença para conseguir as melhores condições.

Comprar casa com recurso a crédito à habitação pode ser um processo demorado para alguns clientes. É necessário tomar algumas decisões importantes, analisar com cuidado a sua situação financeira e tratar de toda a burocracia associada. Ainda são muitos os clientes que, por falta de conhecimento, acabam por tomar algumas decisões menos vantajosas, que normalmente têm um impacto muito significativa no custo total do crédito habitação. Foi a pensar neste problema que surgiu a necessidade de criar no mercado a intermediação de crédito. Explicamos-lhe a seguir alguns dos motivos pelos quais o intermediário de crédito pode ser uma boa ajuda neste processo.

Crédito Habitação: 7 motivos para pedir ajuda a um intermediário de crédito

Um intermediário de crédito participa diretamente no processo de concessão de crédito com o objetivo de alcançar um entendimento entre o cliente e a instituição financeira. A atividade de intermediação de crédito é é regulamentada pelo Banco de Portugal e, por essa razão, os intermediários precisam sempre de obter autorização e registo junto do Banco de Portugal.

Mas então o que faz um intermediário de crédito e quais sãos as razões para ter a ajuda de um?

1) Analisa a situação do cliente e avalia a sua viabilidade para contrair o crédito habitação

Os clientes não são todos iguais e nem todos os clientes reúnem as condições necessárias para conseguir a aprovação do crédito habitação. O intermediário de crédito analisa a situação financeira do cliente e percebe quais são as suas necessidades, ou seja, aquilo que o cliente procura. É com base nestes dois pontos que o intermediário apresenta propostas de crédito habitação personalizadas e adequadas ao cliente.

2) Comparam diferentes propostas de crédito habitação

O cliente não precisa de “bater à porta” de todos os bancos para pedir uma proposta de crédito habitação. O intermediário faz esse trabalho e ainda compara as diferentes propostas para encontrar a melhor.

3) Têm experiência a negociar com os bancos 

Como têm um considerável volume de clientes e trabalham regularmente com os bancos, conseguem mais facilmente negociar e ter acesso a condições especiais. Muitos intermediários têm uma relação privilegiada com alguns bancos, sendo essa relação essencial para conseguirem condições mais vantajosas.

4) Tratam de toda a burocracia

A burocradia associada ao crédito habitação pode ser uma dor de cabeça para o cliente. Com a ajuda de um intermediário, o cliente apenas se tem de preocupar em enviar a documentação necessária. Tudo o resto é resolvido pelo intermediário.

5) A maioria dos intermediários não cobram pelo serviço

Na grande maioria dos casos, o intermediário recebe do banco e não cobra qualquer valor ao cliente. Infelizmente ainda são muitas as pessoas que não pedem ajuda a um intermediário por acharem que é mais um custo a suportar.

6) Agilizam todo o processo 

Como os intermediários já estão habituados a gerir o processo de contratação do crédito habitação, conseguem agilizar todas as etapas e facilmente resolvem qualquer entrave. Isto significa que o cliente consegue poupar muito tempo.

7) Acompanham, esclarecem e aconselham

O intermediário de crédito é o “braço direito” do cliente antes, durante e depois de contratar o crédito habitação. Isto significa que está disponível para esclarecer qualquer dúvida que surja e aconselhar o cliente da melhor forma.

_

Leia também: Crédito Habitação: 7 condições que influenciam a aprovação do crédito

Escolha com cuidado o intermediário de crédito!

Como explicamos no ponto anterior, um intermediário de crédito nada mais é do que um facilitador de todo o processo de pedido e negociação do crédito habitação. Importa clarificar que o intermediário de crédito não está autorizado a conceder crédito, nem a intervir na comercialização de outros produtos ou serviços bancários. Contudo, como em qualquer outra área, existem sempre tentativas de fraude. Para evitar essas situações, deve sempre consultar os intermediários de créditos autorizados junto do Banco de Portugal. Caso não encontre o intermediário que procura, então tenha cuidado pois pode estar perante uma tentativa de fraude.

Se precisar de ajuda para encontrar o melhor Crédito à Habitação, preencha este formulário (é gratuito). Trabalhamos com uma rede de parceiros prontos para encontrarem o melhor Crédito Habitação para o seu caso.

Por fim, não deixe de assistir ao nosso episódio dos 3 Consultores sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar com intermediários de crédito:

_

Leia também: 6 Questões que deve saber responder antes de comprar casa

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.