Crédito Habitação – Como renegociar com o banco?

Escrito por Cláudia Oliveira

26.07.22

}
5 min de leitura
Crédito Habitação Renegociar

Renegociar o crédito habitação para conseguir melhores condições é um direito dos clientes durante a vigência do contrato. Conheça algumas dicas para renegociar com o seu banco.

Ao longo dos anos do crédito habitação, o cliente tem o direito de perceber se é possível melhorar as condições atuais dos seus créditos e dos seguros associados. Com a atual subida das taxas de juro, o direito a renegociar com o banco ganha especial importância. Através dessa renegociação, pode conseguir melhorar o spread ou o seguro de vida, por exemplo, algo que vai amenizar o impacto da subida da Euribor. Neste artigo deixamos-lhe algumas dicas práticas para conseguir negociar com o seu banco da melhor forma.

Crédito Habitação – Como renegociar com o banco?

1) Conheça as condições atuais do seu crédito

Parece lógico, mas infelizmente ainda são muitos os clientes que não sabem exatamente quais são as condições que aceitaram. Contudo, para conseguir negociar com o banco e ter poder de argumentação, precisa de conhecer em detalhe todas as condições. Acredite que há diferenças entre negociar com o cliente seguro do que está a dizer ou com um cliente pouco informado. Por isso, antes de tudo, procure conhecer em detalhe o seu crédito:

  • Capital em dívida
  • Prazo
  • Taxas de juro
  • Produtos associados
  • Seguro de vida, em especial as coberturas e as penalizações pela troca de seguro.

Pode consultar estas informações na escritura. Caso não a tenha, deve solicitá-la numa conservatória ou junto do banco, por exemplo. Em alternativa, também pode tentar consultar as condições na sua conta do banco.

_

Leia também: Renegociar ou Consolidar Créditos – Qual a melhor opção?

2) Perceba o que o mercado está a oferecer

Para conseguir negociar as melhores condições para o crédito habitação precisa de saber o que é que os outros bancos estão a oferecer. Por isso, assuma que pretende transferir o crédito para outro banco e solicite algumas propostas de diferentes bancos. Pode fazer isso de forma individual a ou então pedir ajuda a um intermediário de crédito. Se recorrer a um intermediário de crédito, explique-lhe que o seu objetivo é, em primeiro lugar, tentar a renegociação com o banco atual. Depois, o intermediário apresenta-lhe uma previsão das condições que conseguiria obter noutros bancos ou seguradoras.

Se precisar de ajuda, preencha este formulário.  A nossa rede de parceiros irá depois enviar-lhe uma proposta de transferência de crédito habitação, sem qualquer custo ou obrigação associada.

 

3) Contacte o seu gestor do banco

Tendo em informação nas mãos, deve contactar o gestor que lhe foi atribuído para então renegociar o crédito habitação. Caso não saiba quem é, tente consultar essa informação na sua conta, em algum email que já trocou com o banco ou até perguntando diretamente ao banco.

A comunicação deve ser realizada por escrito, através de um email. Evite contactar o banco por telefone para resolver esta situação. Por escrito fica tudo devidamente registado. Nessa comunicação, escreva exatamente quais são as condições que pretende renegociar tendo em conta aquilo que o mercado lhe ofereceu. Pode ainda definir um espaço temporal para o banco tomar uma decisão. Porquê? Porque isso vai criar alguma pressão sobre o banco e transmitir assertividade. É comum que alguns bancos comecem a adiar uma resposta na tentativa de demover o cliente. Por isso é que é tão importante que o cliente se mantenha informado e convicto do que está a solicitar.

Para ajudar, deixamos a seguir um exemplo da comunicação que pode enviar:

Venho, por este meio, solicitar a alteração das condições do meu crédito habitação. Após consulta ao mercado, percebi que, neste momento, há bancos dispostos a contratar a transferência do meu crédito com spread de x% e ainda com a possibilidade contratar o(s) seguro(s) vida livremente. Pretendo alterar as condições do contrato que mantenho convosco para as mesmas que me são apresentadas pela vossa concorrência. E pretendo que essas condições sejam alteradas nos próximos 15 dias. Caso tal não se venha a verificar, darei seguimento ao processo de transferência do crédito.

Depois da comunicação, deve então aguardar pela resposta do banco para tomar uma decisão. Mais uma vez não se esqueça: mantenha a sua assertividade para evitar que o banco demore muito tempo.

Nota importante: não se esqueça que, se o banco apresentar uma proposta equivalente ou até melhor, deve ter o cuidado de avisar o intermediário de crédito para que ele saiba que não vai avançar com a transferência de crédito (caso tenha pedido ajuda ao intermediário). Caso o banco não ofereça condições melhores, então não hesite em transferir o crédito habitação. Se recorreu à ajuda do intermediário de crédito, então não tem que se preocupar com toda a burocracia associada.

Ficou com dúvidas? Assista ao nosso vídeo “Estratégia para renegociar ou transferir o crédito habitação” para entender melhor o que deve fazer.

_

Leia também: Revisão do Crédito Habitação: há bancos a fazer 0.9% de spread

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.