Se trocou de casa e quer votar nas próximas Eleições Legislativas, tem de alterar a morada do Cartão de Cidadão. Só tem até 10 de janeiro para o fazer.
Sempre que muda a residência habitual, deve alterar a morada no Cartão de Cidadão. A morada ou domicílio fiscal é o local que as entidades públicas entendem como residência permanente. Por isso, é essa a morada que é válida para as Finanças, Segurança Social e também no Recenseamento Eleitoral.
Caso não altere a morada no prazo exigido, o local onde terá que votar nas próximas Eleições Legislativas de 10 de março irá permanecer o mesmo da morada antiga. Por isso, se quer votar na zona da sua nova morada, tem de alterar a morada no Cartão de Cidadão até 10 de janeiro, tal como avisa o Governo.
O Governo explica ainda que “para as pessoas de nacionalidade portuguesa que residam fora de Portugal, o prazo de alteração de morada para poder votar nas eleições legislativas de 10 de março também termina a 10 de janeiro”.
Como alterar a morada no Cartão de Cidadão?
Pode alterar a morada oficial no Cartão de Cidadão de forma online ou presencialmente.
Se optar por alterar presencialmente, deve dirigir-se aos Espaços Cidadão ou balcões de atendimento do Cartão de Cidadão. Consulte os locais de atendimento disponíveis na sua localidade (se possível, agende o o atendimento).
Pode optar por alterar a morada de forma online, pode fazê-lo através desta página do portal dos Serviços Públicos (ePortugal). Vai precisar de ter consigo a Chave Móvel Digital ou os códigos PIN do Cartão de Cidadão e o leitor de cartões compatível.
Depois de aceder ao portal, deve preencher as informações solicitadas. Se o pedido for concluído com sucesso, receberá na nova morada uma carta de confirmação no prazo de cerca de cinco dias úteis para concluir a alteração. Quando receber essa carta, tem de confirmar a nova morada dentro do prazo indicado na carta.
Consulte o artigo “Como alterar a morada oficial no Cartão de Cidadão” para saber em detalhe como deve alterar a morada fiscal online.
Qual o custo?
Se alterar de forma online não existe qualquer custo. Se optar pelos balcões presenciais:
- Balcões de atendimento do Cartão de Cidadão: 3,00 €
- Espaços Cidadão: gratuito.
_
Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!