Já foram divulgadas as datas para pedir o voto antecipado para as Eleições Legislativas 2024. Descubra qual o prazo aplicado ao seu caso e o que deve fazer para entregar o requerimento.
As Eleições Legislativas 2024 realizam-se a 10 de março. Contudo, existem muitos leitores que, por diferentes motivos, não se podem exercer o seu direito de voto no dia da eleição. Entre esses leitores estão a pessoas em mobilidade, em internamento, em prisão ou as pessoas deslocadas no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde. Contudo, para esses casos existe a possibilidade de voto antecipado. Nesse caso, é necessário respeitar os prazos e o procedimento a tomar.
Eleições Legislativas 2024 – Quem pode exercer o voto antecipado e quais são os prazos?
Com base na informação disponível no Portal do Eleitor enumeramos a seguir as situações elegíveis para o voto antecipado e o respetivo prazo e procedimento a seguir.
1) ELEITORES EM MOBILIDADE
Caso não se possa deslocar à assembleia de voto no dia de eleição por estar em mobilidade pode votar antecipadamente. Para isso, terá de solicitar esse direito à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), por via postal ou online através do portal Voto Antecipado.
O prazo para requerer o voto antecipado em situação de mobilidade decorre entre 25 e 29 de fevereiro. É nessa altura que deverá aceder ao portal do Voto Antecipado ou enviar o pedido via postal (o formulário do requerimento tem de dar entrada na SGMAI até 29 de fevereiro).
A votação irá decorrer no dia 3 de março na mesa de voto escolhida. Encontra o modelo de requerimento via postal e mais informações neste Folheto Informativo – Voto Antecipado em Mobilidade.
2) PRESOS (NÃO PRIVADOS DE DIREITOS POLÍTICOS)
Para os eleitores presos num estabelecimento prisional e não privados de direitos políticos, também é necessário requerer à SGMAI o direito de voto antecipado. Tal como na situação anterior, também existem duas formas para o fazer:
- Via postal, através de requerimento;
- No portal Voto Antecipado.
Neste caso, o prazo para requerer o voto antecipado termina a 19 de fevereiro. No caso do pedido via postal, o formulário do requerimento tem de dar entrada na SGMAI até 19 de fevereiro. Quer seja online ou via postal, é necessário apresentar o documento comprovativo do impedimento emitido pelo diretor do estabelecimento prisional.
A votação irá depois decorrer no estabelecimento prisional entre 26 e 29 de fevereiro. Encontra mais informação no Folheto Informativo – Voto Antecipado para Presos.
3) DOENTES INTERNADOS
Para os doentes internados num estabelecimento hospitalar, também é necessário pedir antecipadamente o direito de voto antecipado à SGMAI. Mais uma vez, é possível fazê-lo de forma online, no portal Voto Antecipado, ou através de requerimento via postal. Nas duas formas é necessário apresentar o documento comprovativo do impedimento passado pelo médico assistente e confirmado pela direção do estabelecimento hospitalar.
O prazo para requerer o voto antecipado termina a 19 de fevereiro. A votação irá depois decorrer no estabelecimento hospitalar entre 26 e 29 de fevereiro. Encontra mais informação neste Folheto Informativo – Voto Antecipado para Doentes Internados.
4) ELEITORES DESLOCADOS NO ESTRANGEIRO
Quem está recenseado em Portugal, mas encontra-se deslocado no estrangeiro também pode solicitar o voto antecipado em algumas situações. São elegíveis as situações em que está deslocado no estrangeiro:
- Por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
- Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
- Enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensino superior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo ministério competente;
- Doente em tratamento;
- Se vive ou acompanha os eleitores mencionados nos pontos anteriores.
Para votar nas Eleições Legislativas 2024, basta dirigir-se às representações diplomáticas, consulares ou delegações externas externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócio Estrangeiros. A votação decorre entre 27 e 29 de fevereiro e deve levar o cartão de identificação.
Encontra mais informação neste Folheto Informativo – Voto Antecipado para Eleitores Deslocados no Estrangeiro..
_
O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.
[box] Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram! [/box]