Eletricidade e Gás – Como escolher um novo comercializador?

Escrito por Cláudia Oliveira

01.09.22

}
3 min de leitura
Comercializador Eletricidade e Gás

Se está descontente com o atual comercializador de eletricidade e/ou gás e quer mudar, então é importante saber como escolher um novo comercializador.

A subida do gás e eletricidade tem um impacto muito significativo para a maioria das famílias portuguesas. Seja pelo aumento dos preços ou pela má qualidade do serviço, é um direito do cliente mudar de comercializador para outro que ofereça melhores condições. Nesse sentido, o ideal será sempre recorrer a um simulador para conseguir comparar as diferentes ofertas antes de escolher.

Eletricidade e Gás – Como escolher um novo comercializador?

Para fazer uma escolha informada de um novo comercializador, o cliente deve sempre utilizar um simulador de comparação de preços. Uma boa ajuda são os simuladores disponibilizados pela DECO PROTESTE ou pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).

O simulador de preços de energia da ERSE reúne todas as ” ofertas comerciais disponíveis para os consumidores de eletricidade com potência contratada até 41,4 kVA (BTN – baixa tensão normal) e de gás natural com consumos anuais até 10 000 m3 (BP – baixa pressão)”, tal como clarifica a ERSE.

Para utilizar o simulador, deve escolher qual dos seguintes consumos necessita de comparar:

Simulador ERSE (Comercializador Eletricidade e Gás)

O simulador permite-lhe realizar dois tipos de simulação:

  1. Simulação rápida: escolha entre os três casos pré-preenchidos ( casal sem filhos, casal com 2 filhos, etc) o que melhor corresponde à sua situação ou indique o valor da sua fatura (sem IVA e impostos). Depois, o simulador preeche de forma automática os dados que melhor correspondem à sua situação;
  2. Simulação personalizada – aqui precisa de preencher todos os seus dados de consumo a partir da sua fatura atual. Aqui pode ter que indicar, dependendo do consumo que escolheu, a potência contratada, opção horária, código postal, período de faturação e o valor de consumo.

Depois dos resultados serem apresentados, pode ainda editar alguns filtros para ter uma pesquisa mais personalizada (por exemplo: tipo de faturação, valor mensal ou anual, tipo de pagamento, etc). Há também um campo importante a assinalar: deve indicar se quer “Contratar Eletricidade e Gás Natural com um único Comercializador”:

Simulador ERSE (Comercializador Eletricidade e Gás)

Para cada resultado gerado, pode clicar no botão “Saber +” no canto inferior direito para conhecer os detalhes da oferta do comercializador.

Simulador ERSE (Comercializador Eletricidade e Gás)

 

Alguns conselhos da ERSE antes de recorrer ao simulador:

  1. Como os preços das ofertas comerciais no mercado liberalizado dependem, em parte, das tarifas aprovadas anualmente pela ERSE, como é o caso das tarifas de acesso às redes, aconselha-se o consumidor a fazer, pelo menos, duas simulações de preços por ano. Dado o calendário de aprovação das tarifas da ERSE, recomenda-se o final de janeiro, para a eletricidade, e o final de outubro, para o gás natural.
  2. O consumidor deve ainda utilizar o simulador antes da renovação do contrato. Se encontrar uma melhor oferta de mercado, deve mudar de comercializador. O comercializador trata de todo o processo de mudança.

Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte o “Manual do simulador” e o vídeo explicativo da ERSE:

_

Leia também: Aumento do Preço do Gás – Quais são as medidas do Governo?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.