Euribor a 1, 3, 6 ou 12 meses – Qual escolher?

Escrito por Cláudia Oliveira

04.02.22

}
4 min de leitura
Euribor prazos

Na altura de escolher as condições do crédito habitação, uma das dúvidas mais comuns é a Euribor e os seus diferentes prazos. Entenda como tudo funciona.

Se vai comprar um casa e recorrer a um crédito habitação, certamente que já lhe falaram sobre a Euribor. A Euribor nada mais é do que um indicador que traduz a taxa de juro dos empréstimos que os bancos comerciais fazem entre si na zona euro. Todos os dias a Federação Europeia de Bancos calcula esse indicador e as taxas são comunicadas às 10 horas de Lisboa. Sendo a Euribor um indicador de referência para a maioria dos créditos habitação, é importante que perceba como a prestação vai variando conforme esse cálculo e qual o impacto dos diferentes prazos que pode escolher.

Euribor – Como funcionam os prazos de 1, 3, 6  ou 12 meses?

Em primeiro lugar importa esclarecer algo importante: esta questão dos prazos só é relevante se optar por taxa variável no crédito habitação. Ou seja, se optou ou vai optar por taxa fixa no crédito, então não tem que se preocupar com a Euribor. Ainda assim, se ainda não decidiu nada, é importante que entenda como funciona esta questão dos prazos da Euribor.

Quando se fala em Euribor como se fosse apenas uma única taxa, não é algo correto. Na verdade, devemos olhar para a Euribor como um conjunto de várias taxas, dependendo dos prazos. Os prazos da Euribor mais comuns são de 3, 6 e 12 meses, mas existem prazos inferiores. O prazo a aplicar ao crédito habitação pode ser escolhido pelo cliente, embora nem todos os bancos o permitam.

E como funcionam esses prazos na prática? É importante começar por entender como se calcula a taxa de juro aplicada ao crédito habitação:

Euribor (tendo em conta o prazo de referência de 3, 6 ou 12 meses) + Spread (margem de lucro do banco).

 

Como a Euribor é uma componente variável, então se subir, a taxa de juro também aumenta (e, por consequência, a prestação a pagar). O mesmo acontece num cenário inverso ou seja, quando desce, a prestação também baixa. E onde entram aqui os prazos da Euribor? Se o indexante do seu empréstimo for a Euribor a 6 meses, por exemplo, então só de 6 em 6 meses é que o valor da sua prestação será revisto e atualizado. Como? Nesse momento, o valor da Euribor é calculado com base na média aritmética simples do mês anterior e fica a vigorar durante o período seguinte.

Taxas Euribor Atualizadas

Quer acompanhar os valores atualizados das taxas Euribor? Pode fazê-lo aqui. Disponibilizamos informação sempre atualizada das taxas Euribor a 1, 3, 6 e 12 meses.

Qual escolher? 

Não há uma resposta certa para esta questão. Como já explicámos, a prestação do crédito habitação vai ser atualizada conforme o prazo da Euribor. Ora, se as taxas estão a subir, então o ideal é ter um prazo de 12 meses porque assim a prestação só é revista mais tarde e por isso só aumenta mais tarde. Numa cenário inverso, onde as taxas estão a descer, então é mais vantajoso que a prestação seja atualizada mais cedo. Como infelizmente não dá para ter certeza sobre a variação das taxas da Euribor, não é possível indicar-lhe o melhor prazo. A escolha também dependerá do seu perfil e da aversão que tem ao facto da prestação mudar em poucos meses.

Se precisar de ajuda para perceber qual a melhor opção de Crédito Habitação para si, preencha este formulário  e fale connosco.

_

Leia também: Euribor: tudo o que deve saber

SIMULADOR PARA REVISÃO DA EURIBOR

Para o ajudar a perceber o real impacto da Euribor quando é feita a atualização, disponibilizamos gratuitamente um Simulador para a revisão da EuriborO simulador vai-lhe indicar qual é então a nova prestação que vai ficar a pagar após essa atualização.

Aconselhamos que assista ao vídeo onde explicamos como deve usar o simulador:

_

Assista também: A prestação do crédito pode duplicar com a subida da Euribor?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.