As inscrições para os exames nacionais 2025 de acesso ao ensino superior já abriram. Descubra como funcionam as candidaturas.
Fui publicado o Despacho Normativo n.º 2-A/2025 que aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2024/2025. De acordo com esse despacho, os estudantes do ensino secundário (11º e 12º ano) devem-se inscrever na primeira fase destes exames entre os dias 6 e 19 de março. O período de inscrições na segunda fase decorre entre 15 a 16 de julho.
Exames Nacionais 2025 – Como funciona a inscrição?
À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a inscrição para os exames nacionais deve ser realizada online através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PEPE).
No caso dos alunos que já têm conta, basta fazer o login. Caso contrário, é necessário fazer o registo. O processo de criação de conta é bastante simples, sendo apenas necessário indicar alguns dados de identificação e fazer a posterior validação através do email.
Para a maioria dos alunos a inscrição é gratuita. Contudo, no caso dos alunos que se inscrevam fora do prazo, aplica-se o pagamento de 25 euros. Para além disso, pode também ser exigido o pagamento de 3 euros nas situações de inscrições como autoproposto e/ou melhoria.
Após a submissão da inscrição, os serviços de administração escolar validam as inscrições até quatro dias úteis após o fim do prazo de inscrição, ou seja, 19 de março.
Todas as informações relativas às inscrições e condições de acesso para todo o tipo de estudantes e situações (por exemplo: melhorias de nota) podem ser consultadas no Despacho Normativo n.º 2-A/2025.
Calendário dos Exames Nacionais 2025
A primeira fase dos exames nacionais inicia-se em junho e termina em julho, enquanto que a segunda fase só decorre no mês de julho. As datas relativas às duas fases constam do Despacho n.º 14526/2024, de 9 de dezembro:
1.ª Fase
- Período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras e de PLNM: de 17 de junho a 3 de julho.
- Afixação de pautas: 15 de julho.
- Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 8 de agosto.
2ª Fase
- Período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras e de PLNM: de 18 de julho a 29 de julho.
- Afixação de pautas: 5 de agosto.
- Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 29 de agosto.
Pode fazer o download do despacho com todas as datas aqui.
_
O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.