IBAN: O QUE É?

Escrito por Conselhos do Consultor

09.12.15

}
2 min de leitura

IBAN é um código internacional que identifica as contas bancárias e que facilita em muito determinadas transacções. Saiba mais sobre este código e de que forma é composto.

O QUE É O IBAN?

É conhecido pela sigla IBAN, mas significa International Bank Account Number. O IBAN não é mais do que um código internacional que é estipulado para identificar as contas bancárias de cada país.
Para melhor percepção deste número, importa ressalvar que o IBAN é construído a partir do BBAN (Basic Bank Account Number).

PARA QUE SERVE?

O IBAN tem uma grande importância na esfera bancária e foi criado essencialmente para tornar mais simples e eficaz o processamento automático de pagamentos e cobranças dos bancos. Todos estes processos com o IBAN se tornam mais eficazes, uma vez que este código contribui para que não se perca tanto tempo na transmissão dos dados associados às contas bancárias.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

O IBAN surgiu nos anos 90 e veio revolucionar o sistema de transmissão de dados bancários sem que, no entanto, se perdesse o código standard de BBAN. O IBAN permite num só código a identificação, interpretação e validação. Este processo reduz os erros que possam estar associados a este tipo de transacções, uma vez que evita que se tenha de intervir na operação de forma manual.

O IBAN EM PORTUGAL

Em Portugal, o IBAN é construído pelo NIB – Número de Identificação Bancária, pelo código do país e por mais dois dígitos de controlo que, em Portugal, são os números 5 e 0.

Nota: o NIB corresponde ao BBAN português.

É COMPOSTO POR QUANTOS DÍGITOS?

Em Portugal, o IBAN é comporto por 25 dígitos divididos da seguinte forma:

NIB – 21 dígitos
Código de Identificação do País – 2 dígitos
Número de Controlo – 2 dígitos

Para melhor visualizar de que forma é comporto o IBAN, deixamos-lhe um exemplo:
  • PT50 + (21 dígitos do NIB)
    Fonte:E-konomista.pt

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *