Internet lenta? Teste a velocidade e reclame!

Escrito por Cláudia Oliveira

03.02.22

}
4 min de leitura

Acha que a sua internet fixa em casa é lenta? Então use a ferramenta da DECO que lhe permite testar a velocidade e reclamar, se necessário.

A internet fixa é um dos serviços que origina mais queixas por parte dos consumidores. É bastante comum que a velocidade contratada não corresponda à velocidade real, existem diversos fatores que afetam a velocidade. Por exemplo, nas horas em que toda a família está a usar a internet ao mesmo tempo, é aceitável que exista uma redução da velocidade. Em todo o caso, quando a diferença é muito elevada e constante nos diferentes horários, então pode e deve reclamar junto do seu operador. Para isso, comece por testar a velocidade através da ferramenta gratuita da DECO e depois aproveite esses resultados para fazer a sua reclamação. Entenda a seguir como tudo funciona.

Como medir a velocidade da internet fixa?

Antes de lhe explicarmos como pode usar a ferramenta da DECO, é importante que siga as indicações de utilização da DECO:

  • Faça, pelo menos, três medições, em dias e horas diferentes.
  • Se possível, faça as medições num computador ligado diretamente por cabo ao router. Se tiver contratado uma velocidade superior a 100 Mbps, o uso de um cabo Ethernet Cat 5 (categoria 5) pode limitar a velocidade obtida. Por isso, recomendamos o uso de um cabo Ethernet Cat 5e (categoria 5 enhanced), Cat 6 (categoria 6) ou superior.
  • Se fizer a medição através da ligação wi-fi, o dispositivo que usar (computador, telemóvel ou tablet) deverá estar na mesma divisão e próximo do router. Este deverá ser relativamente recente (menos de 5 anos) e suportar as normas wi-fi mais rápidas. Se o router for de banda dupla e disponibilizar duas opções de rede wi-fi com o mesmo nome – mas com “5G” à frente do nome numa delas –, deverá estar ligado a essa rede por ser a de 5 GHz e permitir aceder com a velocidade mais elevada.
  • Antes de realizar a medição, suspenda toda a atividade que use a internet: como streaming de vídeo (YouTube, Netflix, etc.) ou de música (Spotify, Apple Music, etc.), download de ficheiros, jogos online, chamadas de vídeo e aplicações a funcionar ou a atualizar em background.
  • Desligue todos os equipamentos que tenha ligados à internet, incluindo o televisor, a set-top box e consolas de jogos.
  • Se, em casa, consegue aceder à rede local da sua empresa é porque deverá estar a usar uma VPN (Virtual Private Network). Antes de efetuar a medição desligue-a, para não limitar a velocidade.

Se não seguir as instruções, poderá obter valores incorretos, pois estará a aceder à internet com uma velocidade inferior à disponibilizada pelo seu serviço. Só é possível obter a velocidade máxima, se ligar o seu computador ao router, através de um cabo adequado, ou se estiver a utilizar uma ligação wi-fi em ótimas condições. A ligação wi-fi perde bastante qualidade ao atravessar obstáculos, como paredes, e ao sofrer interferências de outras redes e de aparelhos que funcionam nas mesmas frequências. Em routers de dupla banda, é ainda importante escolher a rede com a frequência de 5 GHz, pois, para os 2,4 GHz, a largura de banda é limitada e não permite velocidades muito elevadas.

Para utilizar a ferramenta siga este passo a passo:

1) Aceda à ferramenta da DECO;

2) Crie conta na DECO Proteste enquanto simpatizante (é gratuito) e ou inicie sessão se já for simpatizante. Este passo é obrigatório para usar o simulador e deve saber que a DECO impõe um limite de 9 testes da velocidade de internet por cada utilizador.

3) Selecione a opção “Iniciar Teste“:

DECO Velocidade Internet

4) Faça, pelo menos, três medições, em dias e horas diferentes, tal como recomenda a DECO. As diferentes simulações vão ficar guardadas na sua conta da DECO.

5) Depois de ter um ciclo de três medições, pode selecionar a opção “Confrontar Resultados” e decidir se quer reclamar.

DECO Velocidade Internet

6) Para reclamar, deve selecionar a opção “Apresentar Reclamação“:

DECO Velocidade Internet

7) Para apresentar reclamação, deve indicar o seu NIF e escolher o tipo de resolução que pretende: Revisão das Condições ou Rescisão Antecipada. Nessa mesma página também vai encontrar um texto que deve copiar e guardar. A DECO recomenda que informe a Anacom da sua reclamação e diz-lhe como o deve fazer:

DECO Velocidade Internet

8) Depois de preencher tudo e copiar o texto para informar a Anacom, selecione a opção “Plataforma Reclamar“. É nesse plataforma que vai conseguir submeter a sua reclamação, sendo que a DECO facilita o processo ao incluir todos os resultados dos testes que fez.

Depois de tudo devidamente preenchido, a DECO envia a reclamação em seu nome para o operador. Se o operador não der resposta em tempo útil ou recusar a proposta que indicou (rescindir o contrato ou rever as condições), a DECO envia a reclamação para um centro de arbitragem, após o seu consentimento claro.

_

Leia também: Tarifa Social da Internet – Qual o valor? Como aderir?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.