As pulseiras “Estou Aqui” da PSP ajudam a agilizar o reencontro de crianças ou adultos que se perderam. Saiba como obter estas pulseiras.
Através do programa “Estou Aqui” da Polícia de Segurança Pública (PSP), em vigor desde 2012, as famílias podem solicitar pulseiras gratuitas que permitem sinalizar crianças ou adultos. Com essas pulseiras é possível agilizar a reencontro de crianças ou adultos que se encontrem perdidos.
Pulseiras “Estou Aqui ” da PSP – Como funciona?
As pulseiras “Estou Aqui” servem para identificar a criança e o adulto, sendo úteis nas situações de desaparecimento. Cada pulseira tem um código alfanumérico e a inscrição “Call/ LIGA 112”. Numa situação de desaparecimento, é então necessário ligar para o 112 e indicar esse código. Dessa forma, “os Polícias da PSP contactam de imediato a família e deslocam-se ao local onde a criança [ou adulto] se encontra para a recolher e garantir o reencontro familiar”, tal como explica a PSP.
Esta pulseira é igualmente útil para a pessoa que encontre a criança ou adulto, como para a própria criança ou adulto desaparecidos. Numa situação de ansiedade ou pânico, as crianças podem ter dificuldade em fornecer dados que ajudem a resolver a situação. Para além disso, com a pulseira, torna-se desnecessário partilhar dados pessoais com desconhecidos.
Exemplo da Pulseira “Estou Aqui” para Crianças
Exemplo da Pulseira “Estou Aqui” para Adultos
Nota importante: que não se tratam de pulseiras como localizador GPS nem qualquer sistema de localização.
Como solicitar as pulseiras?
Pulseira “Estou Aqui” para Crianças
As pulseiras destinadas às crianças devem ser solicitadas online no portal Estou Aqui Crianças. Depois do pedido no portal, é necessário levantar a pulseira numa esquadra da PSP à sua escolha.
Sobre as regras do funcionamento da pulseira para crianças deve saber que:
- São gratuitas;
- Abrangem crianças dos 2 aos 15 anos;
- Em situações excecionais, podem ser solicitadas para crianças com menos de 2 anos capazes de andar sozinhas;
- Têm uma durabilidade de 12 meses. Ao fim desse tempo, o recomendado é solicitar uma nova pois o tecido pode começar a perder qualidade. Depois de terminada a validade, a inscrição deixa de constar do sistema.
As pulseiras para crianças podem ser solicitadas por um dos pais ou qualquer outro responsável legal da criança. Para além disso, também é possível solicitar as pulseiras para grupos de crianças (por exemplo: instituições que promovam campos de férias).
Pulseira “Estou Aqui” para Adultos
As pulseiras destinadas aos adultos devem ser solicitadas online no portal Estou Aqui Adultos. Depois do pedido no portal, é necessário levantar a pulseira numa esquadra da PSP à sua escolha.
Sobre as regras do funcionamento da pulseira para crianças deve saber que:
- São gratuitas;
- Abrangem pessoas a partir dos 15 anos;
- Têm uma durabilidade de 2 anos. Depois de terminada a validade, a inscrição deixa de constar do sistema.
As pulseiras para adultos podem ser solicitadas pelo próprio ou por terceiros (cuidador, representante de uma instituição).
_
Leia também: Cuida de alguém todos os dias? Peça o Estatuto de Cuidador Informal
Programa “Estou Aqui ” da PSP – Se encontrar alguém com a pulseira, ligue de imediato para o 112!
Ao encontrar uma criança ou adulto com estas pulseiras, deve ligar para o 112 e indicar de imediato que a criança ou adulto está sinalizada com a pulseira. Depois, basta seguir as indicações que irá receber. Evite abandonar o lugar sem a chegada da PSP.
Se encontrar uma pulseira perdida, entregue-a numa esquadra ou entre em contacto com a PSP para estouaqui@psp.pt e indique o código alfanumérico.
_