Está a pensar comprar uma segunda casa para si ou para arrendar? Entenda se pode comprar uma segunda casa estando a pagar o crédito da primeira e assim ter dois créditos habitação ao mesmo tempo.
Adquirir uma casa para arrendar, por exemplo, é um dos objetivos principais de quem pondera investir num novo imóvel. Dessa forma, garantem um rendimento mensal proveniente da renda e ainda fica a possibilidade de um dia mais tarde vender o imóvel por um valor superior. Se é o seu caso e se precisa de contrair um segundo crédito pois já tem um associado à sua habitação própria, então é importante conhecer alguns detalhes antes de avançar.
Segunda Habitação – É possível ter dois créditos à habitação ao mesmo tempo?
Se já tem um crédito habitação aplicado à sua habitação própria e pretende comprar uma segunda habitação, pode fazê-lo. É possível ter vários créditos habitação com a condição de que o seu rendimento suporte o pagamento das diferentes prestações. Importa esclarecer que a entidade bancária fará a avaliação da sua solvabilidade e da taxa de esforço antes de aceitar o segundo crédito.
Mas atenção: Apenas um dos créditos à habitação terá a finalidade de aquisição de habitação própria e permanente. Ou seja, o crédito para habitação secundária (para arrendamento ou não) terá condições diferentes do crédito da habitação prórpia. É frequente que a entidade bancária sugira um spread mais elevado. Por outro lado, a percentagem de financiamento também pode ser inferior à de um crédito para habitação própria.
Por isso, é sempre importante que compare todas as ofertas de crédito habitação no mercado para garantir que escolhe a mais vantajosa. Se o seu objetivo for comprar uma segunda casa para arrendamento, então na escolha do crédito habitação deve ainda fazer contas. O valor da renda servirá apenas para pagar a prestação do crédito ou quer ter lucro o quanto antes? É preciso pensar nisto ao analisar as condições do crédito e ao definir o valor da renda.
Atenção às despesas com a segunda habitação
Não se esqueça que, para além do crédito habitação, ainda deve contar com outros custos que terá de assumir, como por exemplo:
- Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT)
- Imposto de Selo (IS)
- Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
- Seguro de Vida e Seguro Multirriscos
- Escritura
- Comissões e outros custos bancários
- Despesas de manutenção e condomínio, se aplicável.
Alguns destes custos são pagos uma única vez, como é o caso do IMT, IS ou da escritura, mas os restantes custos mantêm-se ao longo do prazo do crédito habitação ou enquanto for proprietário do imóvel.
_
Leia também: 8 Dúvidas frequentes sobre o Crédito Habitação
0 Comments