Segunda Habitação: é possível ter dois créditos habitação?

Escrito por Cláudia Oliveira

07.12.21

}
3 min de leitura
Crédito Habitação Secundária

Está a pensar comprar uma segunda casa para si ou para arrendar? Entenda se pode comprar uma segunda casa estando a pagar o crédito da primeira e assim ter dois créditos habitação ao mesmo tempo.

Adquirir uma casa para arrendar, por exemplo, é um dos objetivos principais de quem pondera investir num novo imóvel. Dessa forma, garantem um rendimento mensal proveniente da renda e ainda fica a possibilidade de um dia mais tarde vender o imóvel por um valor superior. Se é o seu caso e se precisa de contrair um segundo crédito pois já tem um associado à sua habitação própria, então é importante conhecer alguns detalhes antes de avançar.

Segunda Habitação – É possível ter dois créditos à habitação ao mesmo tempo?

Se já tem um crédito habitação aplicado à sua habitação própria e pretende comprar uma segunda habitação, pode fazê-lo. É possível ter vários créditos habitação com a condição de que o seu rendimento suporte o pagamento das diferentes prestações. Importa esclarecer que a entidade bancária fará a avaliação da sua solvabilidade e da taxa de esforço antes de aceitar o segundo crédito.

Mas atenção: Apenas um dos créditos à habitação terá a finalidade de aquisição de habitação própria e permanente. Ou seja, o crédito para habitação secundária (para arrendamento ou não) terá condições diferentes do crédito da habitação prórpia. É frequente que a entidade bancária sugira um spread mais elevado. Por outro lado, a percentagem de financiamento também pode ser inferior à de um crédito para habitação própria.

Por isso, é sempre importante que compare todas as ofertas de crédito habitação no mercado para garantir que escolhe a mais vantajosa. Se o seu objetivo for comprar uma segunda casa para arrendamento, então na escolha do crédito habitação deve ainda fazer contas. O valor da renda servirá apenas para pagar a prestação do crédito ou quer ter lucro o quanto antes? É preciso pensar nisto ao analisar as condições do crédito e ao definir o valor da renda.

Atenção às despesas com a segunda habitação

Não se esqueça que, para além do crédito habitação, ainda deve contar com outros custos que terá de assumir, como por exemplo:

  1. Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT)
  2. Imposto de Selo (IS)
  3. Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
  4. Seguro de Vida e Seguro Multirriscos
  5. Escritura
  6. Comissões e outros custos bancários 
  7. Despesas de manutenção e condomínio, se aplicável.

Alguns destes custos são pagos uma única vez, como é o caso do IMT, IS ou da escritura, mas os restantes custos mantêm-se ao longo do prazo do crédito habitação ou enquanto for proprietário do imóvel.

_

Leia também: 8 Dúvidas frequentes sobre o Crédito Habitação

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *