Seguro de Saúde para cuidados dentários – O que deve saber

Escrito por Cláudia Oliveira

15.04.22

}
4 min de leitura
Seguro Dentários

A cobertura de estomatologia no seguro de saúde é muitas vezes deixada de lado. Contudo, em alguns casos, pode valer a pena.

Os cuidados dentários normalmente significam valores elevados na fatura a pagar. Por essa razão, ainda são muitos os portugueses que abdicam desses cuidados e mais tarde acabam por ter sérios problemas de saúde oral. Para evitar esses problemas e atenuar o valor das despesas a pagar, pode valer a pena contratar um seguro de saúde com cobertura de estomatologia.

Vale a pena ter um seguro de saúde para cuidados dentários?

Infelizmente a maioria dos cuidados dentários não estão incluídos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) nem existe nenhum apoio que ajude nas despesas. Para alguns utentes, como as crianças ou as grávidas, é possível solicitar os cheques-dentista. Contudo, a grande maioria dos portugueses não tem qualquer ajuda nesta área da saúde.

Antes de avançar para um seguro de saúde com cobertura de estomatologia deve ter a certeza de que o vai utilizar. Esta cobertura pode tornar o seguro de saúde mais caro e por isso é preciso fazer algumas contas. Se já sabe que vai precisar de tratamentos ou várias consultas, por exemplo, então pode sim valer a pena. Se apenas vai manter as consultas de rotina anuais, então talvez não compense. Claro que imprevistos acontecem e quem adere a um seguro de saúde também deve ter isso em conta.

Ao ter um seguro de saúde com estomatologia consegue ter acesso a preços mais baixos, mas com um capital definido. A Deco Proteste explica como funciona na generalidade dos seguros com estomatologia:

Entre 250 a 1000 euros é o capital disponibilizado pela generalidade das seguradoras para um ano de estomatologia. Se recorrer a clínicas dentárias convencionadas com a seguradora, pode conseguir comparticipações acima dos 70%, que a seguradora financia logo à cabeça. Nesse caso, o beneficiário só paga o remanescente. Fora da rede convencionada, terá de optar pela modalidade de reembolso, onde as comparticipações variam entre 35 e 80%, consoante o plano contratado. Não esqueça de que, nestes casos, o tratamento é pago integralmente pelo utilizador, que só depois envia a fatura para a seguradora e obtém o reembolso da percentagem prevista.

Nota importante: o capital do seguro é o valor máximo que a seguradora assume para pagar a totalidade dos serviços de saúde (consultas, exames, tratamentos, entre outros). Quando esse capital termina, o consumidor passa a ter que suportar integralmente todas as despesas até à data de renovação do seguro. Ainda assim, podem existir descontos na rede de prestadores para quem tem o seguro.

Quais os cuidados a ter para escolher o melhor seguro com estomatologia?

De uma forma geral, a cobertura de estomatologia e medicina dentária pode garantir o pagamento de despesas com:

  • Limpezas dentárias;
  • Exames de diagnóstico;
  • Cirurgias;
  • Próteses dentárias;
  • Ortodontia.

Na hora de escolher o seguro, deve analisar com cuidado o que inclui, mas principalmente o que exclui. As exclusões são todas as situações que ficam de fora do seguro e deve conhecê-las ao detalhe para evitar surpresas negativas. Existem alguns seguros que não incluem os aparelhos dentários, por exemplo. Por isso, certifique-se de que o seguro inclui aquilo que acha que vai precisar.

Depois, não se esqueça de olhar com cuidado para o capital disponível para usar. Os seguros têm um plafond estipulado que determina quanto é que os consumidores podem usar durante um ano. Lembre-se também que pode existir um período de carência, durante o qual não pode beneficiar do seguro. Por fim, e não menos importante, confirme se a rede de clínicas/dentistas disponível é do seu interesse.

O importante é garantir que consegue um seguro que responda às suas necessidades. Tal como já explicámos, a cobertura de estomatologia e medicina dentária pode aumentar significativamente o preço do seguro de saúde e por isso deve ser bem ponderada. Se precisar de ajuda, pode solicitar simulação gratuita através deste formulário. Depois, irá receber uma proposta com o seguro mais indicado para si ou para a sua família, sem qualquer compromisso ou custo.

_

Leia também: 9 Vantagens de ter um Seguro de Saúde

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.